segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Ajuda Biologia 8

Tecido Nervoso

O tecido nervoso é dividido entre central (encéfalo e medula espinhal) e o perifério que são os nervos.

O neurônio é formado pelo corpo celular, que parece uma estrela, com os dendritos, o núcleo, o axônio e os telodendros no fim. O neurônio transporta os impulsos nervosos que vão dos dendritos, passam pelo axônio, que o transmite. O impulso nervoso é um impulso elétrico.

Quando ocorre um impulso de estímulo nervoso, no axônio, que é negativo por dentro e positivo por fora, ocorre inversão, as negativas saem e as positivas entram, ocorrendo a despolarização. Dessa forma, o impulso nervoso vai caminhando, desde o dendrito até o final do neurônio, mas com o positivo voltando para fora e o negativo para dentro assim que o impulso passa pelo axônio.

As células de glia ou células de Schwann dão suporte ao neurônio e elas se enrolam ao axônio, fromando as bainhas de mielina, que aumentam a velocidade do impulso nervoso, fazendo-o pular de um intervalo para outro. Também impede que o impulso se perca.

A sinapse nervosa é o local onde acaba um neurônio e começa outro.
Espaço intersináptico é o espaço entre esses neurônios.
O impulso nervos passa de um neurônio para o outro, através de bolsas nos telodendros, que experem neurotransmissores que estimulam o próximo neurônio. Se inibe os neurotransmissores, o impulso não passa, assim não se sente dor.

Ajuda Biologia 7

Tecido Muscular
-Tecido muscular liso ou visceral.
Exemplos são intestino, estômago, útero, vasos sanguíneos, bexiga, etc.
A função é promover a movimentação do corpo ou partes dele.
É de controle voluntário e de contração lenta. Chama-se liso por não ter nenhuma marca no citoplasma.

Tecido Muscular Cardíaco
Formado por disco intercalar, núcleo e estria, de controle involuntário e de contração rápida.
O coração tem o modo sinotrial que manda os impulsos que fazem o coração bater (a contração do miorcardio). E abaixo tem o modo atrioventricular que distribui esses impulsos para o resto do coração. A parte de cima contrai, mandando o sangue para a parte debaixo, que contrai e então manda o sangue para o resto do corpo.

Tecido Muscular Esquelético
Músculo estriado, contrai de forma voluntária, de contração rápida. O músculo tem células de músculo estriado (chama-se assim por causa do modo em que as linhas transversais estão e pelo modo como as proteínas estão disponibilizadas). Essa célula é uma célula fibra, em que na contração, quando o músculo está relaxado, a miosina e a actina estão distanciados e quando contrai, a miosina e a actina ficam próximos. Quando está aberto, está sarcômero, a menor unidade de contração da célula fibra.

Teoria de Huxley
Teoria de que a actina desliza sobre a miosina, quando o cálcio faz a quebra das células de ATP. Hoje, sabemos que o que ocorre são ligações químicas.
As fibras com contração mais lenta (por exemplo, um maratonista), vão ter cor mais vermelha ou escura por ter maior consumo de O2, o que causa maior quantidade de mitocôndrias que se multiplicam de acordo com a necessidade para fazer respiração aeróbica.
Agora, as fibras com contração mais rápida (um velocista, por exemplo), vai ter uma cor mais clara. A cor se dá pelas mioglobinas que fazem a reserva de O2 no músculo, e nesse caso, por ter menor consumo de O2, é menor a quantidade de mitocôndrias e há fermentação láctea.


Ajuda Biologia 6

Sangue
Elementos Figurados
-Hemácias ou Eritrócitos ou Glóbulos Vermelhos
4 a 5 mi/mm3, é anucleada (sem núcleo), produzida na medula óssea vermelha que tem como função o transporte de O2. As hemácias de frente tem formato circular e de lado bicôncava, por ter mais membrana e assim ter mais superfície de contato e mais absorção de oxigênio. As hemácias velhas são destruídas no baço e no fígado, a hemoglobina quebrada resulta na bilirrubina e na biliverdina, que fazem parte da bile.
A hemoglobina é uma molécula da hemácia que é formada por quatro cadeias de aminoácidos entrelaçados e tem uma parte com ferro (radical heme), responsável pelo transporte de O2 e CO2.

-Hemoglobina e O2 formam a oxiemoglobina, instável, a hemoglobina pega o oxigênio dos pulmões e leva para os tecidos.
-Hemoglobina e CO2 formam a carboemoglobina, instável, em que a hemoglobina leva o CO2 para os pulmões.
-Hemoglobina e CO formam a carboxiemoglobina, estável, em que as células param de receber O2 e morrem.

Hormônio eritropoctina
Produzido pelos rins, estimula a produção de hemácias.

Hemácias normais são como bolas, talassemia bolas pequenas e foiciforme como luas.

As anemias são ferrobrina (falta de ferro), perniciosa (falta de vitamina B12), talassemia (hemácia destruída) e falciforme.

-Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Tem a função de defende de ataque direto aos antígenos e a produção de anticorpos (linfócitos). Também tem células anucleadas, 900/mm3 de sangue.
A defesa é feita pelso macrófagos que fazem a fagocitose em que englobam e digerem um organismo não pertencente ao corpo. Se digerir demais, morre, formando o pus.
Diapedese é quando o leucócito sai do vaso sanguíneo e "anda" entre as células do tecido até chegar ao local da infecção.
Se dividem em GRANULÓCITOS, que apresentam bolinhas, são produzidos na medula óssea e são os:
-Acidófilos: reagem com corante ácido e combatem alergias (pessoa com muitos acidófilos é muito alérgica).
-Basófilos: reagem com base e promovem as reações alérgicas. A histamina promove o inchaço e a coceira e a hisparina o anticoagulante.
-Neutrófilos: tem a função de promover a diapedese e a fagocitose. Causador do pus.

E os AGRANULÓCITOS: não apresentam bolinhas, são produzidos nos gânglios e são os linfócitos, que fazem a produção de anticorpos, e os monócitos, que fazem a diapedese e a fagocitose.

-Plaquetas ou Trombócitos
150 a 400 mil/mm3 do sangue.
Originada na medula óssea, pedaços de células anucleadas, atuam no processo de coagulação do sangue.
Trombose é quando o sangue coagula dentro do corpo, levando à necrose e a morte.
Quando se corta, uma ferida se abre, as células lesadas e as plaquetas começam a produzir tromboquinase, ou tromboplastina, que junto com os íons cálcio transformam a protrombina (forma inativa) em trombina (forma ativa) que pega o fibrinogênio (proteína plasmática) e o transforma em fibrina que vai formar uma rede na ferida, impedindo que as células do snague passem. Nisso, as células do sangue ficam presas nessa rede, formando um coágulo.
Homofilia é um distúrbio em que não há produção de trombina e aumenta o risco de infecção.

Ajuda em Biologia 5

Tecido Conjuntivo Adiposo
É um tecido rico em adipócitos (célula de reserva de energia). Não tem material intracelular (como os outros tecidos conjuntivos), matriz não muito abundante, tem gota de lipídio.
Função: reserva energética e se for hipoderme é um isolante e faz a proteção mecânica.

Tecido Conjuntivo Hematopoético
Há dosi tipos de tecido conjuntivo hematopoético: linfoide (localizado nas glândulas linfáticas) e a mieloide (localizada na medula óssea). É responsável pela produção de elementos figurados do sangue (hemácias, leucócitos, plaquetas).

Célula Tronco
Célula que forma outras células através da diferenciação. A totipotente forma todos os tipos de células e tem origem no embrião. A pluripotente é célula de organismo adulto, são poucas e tem diferenciação limitada.

Há três tipos de diferenciação:
-Linhagem vermelha (hemácias): células que perdem o núcleo e só tem a hemoglobina. O excesso de hemoglobina toma o citoplasma, as organelas sofrem autofagia, o núcleo é jogado fora consequentemente, ficando apenas a membrana plasma´tica e a hemoglobina.
-Leucócito.
-Plaquetas: responsáveis pela coagulação do sangue, formadas a aprtir de fragmentos do citoplasma de células com núcleo grande na medula óssea.

Tecido Conjuntivo Sanguíneo
Matriz é líquida e se chama plasma.
O plasma tem água e sais minerais, que juntos formam o soro. Tem os nutrientes obtidos a partir da digestão como os aminoácidos, os monoácidos, etc. Também é um coloide, tendo as proteínas plasmáticas.

Proteínas Plasmáticas
Há três tipos:
-Albumina: mantém a pressão coloidosmótica e é uma reserva de aminoácidos.
Pouca albumina, a pressão osmótica do sangue cai, o organismo não consegue mais reter líquidos que vão para o tecido (principalmente na região do abdômen). É um sangue pobre em proteínas.
-Gamaglobulina: matéria-prima para a produção de anticorpos do plasmócito no tecido conjuntivo.
-Fibrinogênio: importante no processo de coagulação do sangue.


Ajuda em Biologia 4

Membrana Celular
É uma membrana formada por lipídios, fosfato e proteínas. O lipoproteína. Pode-se observar nela os fosfolipídios que são formados pelo lipídio e pelo fosfato, além do glicocálix que é uma glicoproteína com a funçaõ de reconhecimento celular.
É elástica e semipermeável e graças a isso desempenha suas funções de conter o citoplasma, isolar o meio externo do meio interno, selecionar o que entra e o que sai da célula pelo tamanho da molécula (permeabilidade seletiva) e ajuda a manter a forma da célula.

Microvilosidade: especialização da célula par aumentar a superfície de contato.

Aparelho Gogience.
Tem a função de maturação das proteínas feitas pelo RER, empacotar, armazenar e enviar para o seu destino final, podendo ser o meio extracelular na forma de secreção, podem ficar armazenadas até terem utilidade ou então, são enviadas para os lisossomos que fazem a digestão intracelular.
Sua estrutura é de um conjunto de bolsas membranosas achatadas.

Mitocôndrias
Formadas pela membrana externa, membrana interna, crista mitocondrial e pela matriz mitocondrial, tem a função de fazer a respiração celular que produz ATP.
Cloroplasto
Formado pela membrana externa, membrana interna, membrana intergrana, e pelos granum, conjuntos de tilacóide empilhados. Tem a função de fazer a fotossíntese.

Centríolos
Tem a função de ajudar na divisão celular. São formados por microtúbulos. A áster é um conjunto de microtúbulos, que forma cílios e flagelos.


Ajuda em Biologia 3

-Transporte: substância atravessa a membrana celular até o meio externo e o meio interno dessa célula atingirem o equilíbrio.

-Transporte Passivo: soluto passa de uma solução concentrada para uma menos concentrada, sem gasto de energia, por ir a favor do gradiente de concentração. É transporte passivo osmose e difusão simples, por serem a favor do gradiente de concentração e não gastarem ATP.

-Transporte Ativo: soluto passa de um meio menos concentrado para um mais concentrado, com gasto de energia por ir contra o gradiente de concentração. É transporte ativo bombas de íon, por irem contra o gradiente de concentração e gastarem ATP.

-Osmose; o solvente atravessa a membrana semipermeável indo da solução menos concentrada para uma mais concentrada, sem gasto de energia, para igualar as concentrações.

-Difusão; o solvente passa da solução menos concentrada para a mais concentrada, sem gasto de energia, a favor do gradiente de concentração, que nem na osmose.

-Hipotônico: solução menos concentrada.
-Hipertônico: solução mais concentrada.
Numa comparação, a água do rio é hipotônica e a do mar é hipertônica (por causa do sal). Consideremos colocar um peixe de água doce no mar, suas hemácias (células do sangue) hipotônicas vão tentar se igualar ao meio hipertônico, soltando água para diminuir a concentração externa e assim morrem destiladas.
Um peixe de água salgada em um rio, suas hemácias hipertônicas vão tentar igualar o meio hipotônico, absorvendo a água de fora para tentar tornar o meio mais concentrado e seu meio interno menos concentrado (os sais da água do mar). Nisso as células absorvem água até morrerem explodidas.
Os peixes morrem nos dois casos.

Retículo Endoplasmático Rugoso (granular) é que o que faz a síntese de proteínas e tem como estrutura bolsas membranosas achatadas com ribossomos aderidos a superfície externa, o que faz sentido, já que os ribossomos tem como função a produção de proteínas.
O Retículo Endoplásmatico Liso (agaranular) faz o transporte das proteínas sintetizadas pelo RER e a síntese de lipídios e esteroides. Não possui ribossomo e sua estrutura são túbulos membranosos.

A digestão intracelular tem três formas:
-Heterofagia (fagocitose); partículas grandes são absorvidas pela célula que se locomove.
-Autofagia: digestão de organela em desuso.
-Autólise: rompimento da membrana do lisossomo e então ocorrência da digestão celular.

Lisossomo tem como função a digestão intracelular. Produzido pelas enzimas do RER e pelas bolsas de AG, (Aparelho Golgience), tem bolsas membranosas cheias de enzimas digestivas com proteção interna contra enzima digestiva.

Ajuda em Biologia 2

Tecido conjuntivo
É um tecido com células muito separadas, que tem muita substância intracelular que vai desde líquida (sangue) até sólida (osso). Também é tecido vascular, tem vasos sanguíneos. Também tem nervos. É o tecido que o corpo mais tem, todos os tecidos de preenchimento são conjuntivos.

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito (TCPD)
Tem a função de preenchimento.
Ele possui substâncias intracelulares, que tem fibras de proteína que produzem, por exemplo a proteína colágeno.

TCPD Frouxo
Tem as fibras de proteína colágeno desorganizadas entre as células e tem a função de preenchimento e sustentação da pele.

TCPD Denso
Possui as fibras de proteína colágeno organizadas, formando feixos orientados. Formam o ligamento (osso entre osso) e o tendão (osso e músculo).

Sangue
-Tem a origem na medula óssea vermelha das epífises dos ossos longos e ossos achatados. Tem a função de transporte de nutrientes, oxigênio e excretas.

As células do tecido conjuntivo são:
-Fibroblasto: célula cheia de retículo endoplásmatico rugoso, fazendo então a síntese de proteínas.
-Adipócito: célula com gota de gordura, com grande reserva de lipídio no citoplasma. É uma grande reserva energética.
-Plasmócito: célula que produz anti-corpos.
-Macrófago: célula que faz a fagocitose de partículas nocivas ao organismo.
-Basófilo: heparina é anticoagulante e histamina é o que faz as reações alérgicas.

Ajuda em Biologia

Vamos para mais um artigo didático e chato porque estou estudando e quem quiser, faça bom proveito.

Tecidos Epiteliais
São tecidos que servem para proteção, absorção, sustentação, secreção de substâncias, percepção de sensações, mas principalmente revestimento.

-Epitélios de Revestimento
Tecidos especializados em revestimento interno e externo das cavidades de diversos órgãos. Um exemplo é a epiderme.
Suas células são justapostas, com quase nenhum ou zero material/substância intracelular, unidas por material cimentante, o que resulta no bom desempenho do revestimento.
Não há vasos sanguíneos. Suas células recebem O2 e nutrientes através da difusão feita por tecidos próximos;

Há os epitélios simples que são formados por uma única camada de células e os epitélios estratificados, formados por mais de uma camada de células.

Epitélios pseudo-estratificados são epitélios simples, mas que contém o núcleo de suas células em diferentes alturas, dando a falsa impressão de serem estratificados.

As formas das células são três: pavimentosos (escamosos) em que possuem formato achatado como ladrilhos, cúbicos, em que as células tem formato de cubo e finalmente os de formato prismático cilíndrico (colunar) em que as células são alongadas e se assemelham a colunas.

Desse modo, podemos ter epitélios simples pavimentosos, epitélio estratificado prismático cilíndrico e por aí vai.

-Epitélio Glandular
Tecido que constitui as glândulas, cujas são células são especializadas na produção e eliminação de substâncias úteis ao corpo ou organismo, chamadas secreções.
-As glândulas exócrinas eliminam as secreções para fora do organismo ou para cavidades internas do órgão, através de um canal ou ducto. Como as glândulas sudoríparas, sebáceas, lacrimais e salivares.
Há três formas de porção secretora: tubulosa (se ela é tubolar), alveolar (acinosa) se ela contém longos tubos tubulares, com porções secretoras arredondadas nas extremidades.
Simples: ducto sem ramificações
Composto: ducto com ramificações
Mucosa: secreção rica em mucopolissacarídeos.
Serosa: secreção rica em proteínas
Mucosserosa: secreção mista.

Também há a classificação para as exócrinas pelo modo de eliminar secreções. Holócrina é quando a célula secretora acumula os produtos no citoplasma e então morre e se desintegra. Merocrina é quando a secreção é eliminada, mantendo o citoplasma intacto. Apócrina é quando a célula secretora perde uma parte do citoplasma quando elimina a secreção, mas essa parte eliminada é reposta por regeneração.

Glândulas Endócrinas
Ao contrário das glândulas exócrinas, não possuem ductos e eliminam suas secreções, hormônios, diretamente no sangue.
A hipófise produz GH, ADH, ocitocina e gonadotróficos. A tireóidea produz tiroxina, triiodotioronina e calcitonina. As suprarrenais produzem adrenalina e corticoide. É no rim que isso acontece, na parte da medula, a adrenalina e a noradrenalina são produzidas enquanto que no córtex o mineralocorticóide e o glicocorticoide são produzidos.

As glândulas anfícrinas são glândulas mistas por desempenharem duas funções diferentes. O pâncreas, por exemplo, é uma glândula de secreção dupla, pois na forma endo produz as células de Langehan, que fazem os hormônios que controlam a concentração de açúcar no sangue. A insulina tira o açúcar do sangue e manda para os tecidos enquanto que o glucagon tira o açúcar dos tecidos e manda para o sangue.
Na forma exo, forma o suco pancreático.
O testículo é outro, endo forma testosterona e exo forma os espermatozoides.
A sensação de forme é quando o glucagon tira o açúcar dos tecidos e manda para o sangue. Na diabetes tipo 1, o excesso de açúcar no sangue é eliminado pela urina, já que há falta de insulina. A diabetes tipo 2 é causada por traumas ou obesidade (podendo então ser reversível).

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

5 Motivos Para Assistir The 100

Tá a fim de uma série viciante, energética, que faz você querer ver a história do início ao fim? E ainda, uma que você provavelmente não conhecia? Então não perca mais tempo, especialmente se você for adolescente, para ver a série The 100. Eu assisti a primeira temporada completa no Netflix e vou te contar, mano do céu, que série legal. Vou mostrar do que eu gostei na série:


-Enredo
A premissa não chega a ser inovadora, mas é muito legal mesmo assim. Guerras nucleares acabaram com as condições de vida na terra e da humanidade só restou gente nas estações espaciais que as uniram, formando então a Arca, em que geração a geração, a raça humana continuou a existir, esperando o momento em que a terra se torna-se novamente habitável.
Então, após muitos anos, uma nave com 100 delinquentes juvenis (a Arca é cheia de regras rigorosas e coisinhas simples dão prisão para os jovens e execução para adultos) que estavam presos são mandados para a terra para ver se o lugar tá habitável.

-Desenvolvimento
Quando assisti The Walking Dead, tive em vários instantes a impressão de estar assistindo Lost, por causa do negócio de um grupo de pessoas tentando sobreviver e é isso que vemos em The 100, com a molecada se virando, e também como em Lost, o pessoal se divide sobre quem seguir, sabe, porque também há discórdias do tipo "precisamos da Arca" ou então "o pessoal da Arca nos deixou presos por anos, eles que se fodam".

-Personagens
A série tem clichês, como a garota gostosa e atrevida, o valentão, o asiático inteligente, o magrelo engraçado, e por aí vai. Mas graças ao bom desenvolvimento, e ao mundo que os cerca e os força a serem mais do que isso, vamos gostando de cada uma das personagens, mesmo das que odiávamos no piloto, depois de alguns episódios passamos a ter empatia.

-Reviravoltas
O roteiro da série tem muitas reviravoltas. O final então é genial e me deixou muito curioso para ver a segunda temporada. Logo no meio da temporada já somos pegos com algo mega surpreendente que eu não vou contar para não dar spoiler. As reviravoltas são tanto de acontecimentos que atingem a todos, quanto dramas pessoais de cada um, o que só aumenta nossa empatia pelas personagens.
As reviravoltas podem ser tanta de felicidade, quanto de horror e também de muita tristeza. Apesar de ser uma série claramente voltada para o público adolescente (mas sem desagradar adultos, longe disso), tem muito drama, é carregado mesmo, tanto que chega a ser angustiante em alguns pontos.

-Atores
Os atores adolescentes ou jovens adultos são bons, o que era algo que eu não esperava. Isso também se deve ao fato de que eles já tem certa bagagem. Eliza Taylor que faz a protagonista Clarke já fez picos em várias séries e por anos atuou em Neighbours, com quem atuou com Bob Morley, que interpreta Bellamy que é uma das personagens mais legais. Devon Bostick o pessoal deverá se lembrar dele como Rodrick em Diário de Um Banana. Os outros, que são bons atores, estão agora quase que na primeira grande série deles, ao menos, para os principais, atuando em mais de uma temporada.
Os atores adultos são os melhores, no entanto. Eles só aparecem nas cenas que se passam na Arca, o que é muito interessantes como eles conseguiram fazer com que quiséssemos acompanhar de perto uma terra tendo de ser repovoada e uma estação espacial caindo aos pedaços.
Isaiah Washington fez Grey's Anatomy desde 2005 até 2014 e é o melhor ator da série e por causa disso tem uma das personagens mais fodas e importantes, o líder da Arca. Paige Turco é outra boa atriz, você deve conhecer ela como April O'Neil no 2º e 3º filme das Tartarugas Ninjas dos anos 1990, ela também fez recentemente Person of Interest. E temos também Henry Ian Cusick, o Desmond de Lost.

The 100, assim como Game of Thrones e Under The Dorme, é baseado em um livro e acho que os leitores devem estar satisfeitos, senão pela fidelidade, ao menos com o conteúdo de qualidade que foi feito. Nada inovador de fato, mas ao menos muito bem feito e executado. Os efeitos especiais não são dignos de prêmios, mas parece que o studio sabia disso e por isso o limita a explosões apenas e quando precisa mais do que isso, dá um jeito para não ter que usar muito do que é limitado.
Eu recomendo e muito.


sábado, 3 de outubro de 2015

Pq Os Feiticeiros de Waverly Place Era Bom

Um dos posts mais populares do meu blog é o de que eu falo bem de Manual De Sobrevivência Escolar do Ned. Sério, era uma série muito boa da Nick, do mesmo produtor de Os Padrinhos Mágicos e que só pelas piadas características dele e estilo é que Big Time Rush ainda era engraçado, senão seria um The Jonas Brothers genérico.
Agora, Os Feiticeiros de Waverly Place tinha uma outra pegada e vou explicar porque essa sitcom teen do Disney Channel era boa e valia a pena assistir. Lembrando que este post é sobre a minha visão e minha opinião que espero eu, não seja única.
Resultado de imagem para Feiticeiros de Waverly Place
-Atuações
As atuações em Sunny Entre Estrelas para mim eram ruins. Ou eram muito forçadas, ou então eram de personagens que já estamos acostumados, o gordo engraçado e bobinho, o magro nem tão bobo, a loira burra, etc. Só a Demi Lovato (e não era constante) e a menininha do diabo atuavam bem.
Em Wverly Place, a Selena Gomez se mostrou uma boa atriz, assim como o Jake T. Austin que aparece num filme aqui ou ali hoje em dia e o ator David Henrie, conhecido por As Visões da Raven.

-Enredo
A história era bem interessante. Três irmãos que são bruxos e possuem poderes mágicos, precisando aprender a lidar com eles e os problemas de adolescentes normais. Até aí nada demais, mas a série ia acrescentando elementos interessantes como objetos mágicos, personagens e também tinha o negócio de que só um membro da família poderia ficar com os poderes. Ou seja, dos três irmãos, só um poderia mantê-los.

-Humor
O humor nessa série se desenvolvia bem naturalmente. Da mesma forma que em Guardiões da Galáxia, a irônica, o humor com a situação inusitada e coisas do tipo fluía naturalmente, isso se devia muito aos personagens Justin e Alex, o Justin era o nerd menos estereotipado da TV. Ainda era muito, mas se assemelhava bem mais a uma versão masculina da Mônica do Friends, pelas obsessões e ataques de estresse. E a Alex, que era uma garota bem "relax" e "don't worry".
E dentro desse humor, cabia espaço para paródias e zoeiras. Harry Potter era praticamente obrigação ser zoado, com uma escola mágica, um diretor com barba longa e branca, além de um uniforme que consistia em gravata, capa e óculos. Sendo produzido na mesma época que Crespusculo, também pegou essa viber.