História

Natal - suas origens

Natal é uma data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, se enfeita as casas, coloca no canto uma árvore de natal, se tem troca de presentes, e se "idolatra" um velhinho gordo de roupa vermelha que voa num trenó puxado por renas e dá presente para as crianças bem comportadas.
Sempre veio a mim, deste que eu tinha oito anos, como que o pessoal lá do deserto tinha pinheiro de natal e um velho voava de trenó. Claro que eu já sei, mas qual a origem de outros elementos disso tudo? Veja agora.

-Papai Noel
A imagem do papai noel é baseada na história de São Nicolau de Mira, um santo turco que ajudava os pobres na época de natal deixando meias com ouro nas chaminés dos pobres. Sua imagem virou um simbolo natalino na Alemanha, mas ainda com roupas de bispo e então mais recentemente, a empresa Coca-Cola o deixou fofinho, com barba branca e é claro com roupas vermelhas. Marketing, uma das coisas que hoje em dia anda lado a lado com essa data.


-Árvore de Natal
Assim como a própria celebração nessa época (veja mais abaixo), o ritual de enfeitar árvores com enfeites é algo que era praticado a muitos anos por povos pagãs para celebrar a fertilidade da natureza e começou a ser adotado pelos cristãos do norte europeu, região onde crescem pinheiros. Virou coisa comum na cultura medieval e virou um simbolo para 24 de dezembro, que na época era dedicado a Adão e Eva, a árvore era o paraíso nas apresentações de teatro disso. Se difundiu pelo mundo quando o príncipe Albert (alemão), casado com a rainha Vitória, montou no palácio uma árvore e o império britânico levou esse costume.


-Os Enfeites de Natal
Os enfeites de natal mais comuns são as luzinhas na frente da casa e os na árvore de natal, além é claro desses tantos outros de papai noel, bonecos de neve, mas esses não vem ao caso. Eles começaram na Alemanha, as velas, que eram bastante comuns na árvores de natal (um risco de incêndio, tanto que tem spray anti-fogo), a estrela no topo da árvore é a estrela de Belém que guiou os reis magos. As hóstias são pedidos de perdão aos pecados, as rosas a afeição, as casinhas significa proteção, a pinha a fartura
Hoje as mais famosas são as bolas de natal, antes delas se usava frutas, as de casca amarela representando o fruto do Paraíso. Os sinos de natal são os sinos que anunciam o nascimento de Jesus.


-Os presentes de natal
A troca de presentes é uma lembrança dos presentes que os reis magos (Belchior, Baltazar e Gaspar) deram ao recém nascido Jesus.


-A comida de Natal
O Peru é uma influência dos Estados Unidos, uma ave grande que representa fartura e é bastante comum nos EUA e acabou se espalhando. O panetone surgiu na cidade de Milão, na Itália, onde era servido em ocasiões especais. A receita veio ao Brasil e se espalhou no mundo através de imigrantes italianos.


-A data do Natal
Dia 25 de dezembro muitas vezes é dito como o aniversário de Jesus de Nazaré, mas hoje se sabe que Jesus não nasceu nessa data. O dia 25 de dezembro era uma celebração pagã na Europa baseada no solstício, os cristãos o adaptaram para ficar mais fácil converter esses povos. Segundo estudiosos atuais, baseados nas descrições do nascimento, Jesus teria nascido provavelmente em setembro.




Outras publicações

Obrigado Nelson Mandela
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2013/12/obrigado-nelson-mandela.html

História legal e rápida de aprender
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2013/03/historia.html

Hitler escapou dos aliados?
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2013/02/hitler-escapou-dos-aliados.html

Presidentes americanos
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2012/06/presidentes-americanos.html

Os chfões na 2º Guerra
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2012/06/os-chefoes-na-2-guerra.html

Ratlines
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2012/06/ratlines.html

Monumentos destruídos
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2012/04/monumentos-destruidos.html

Resuminho da Primeira Guerra
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2012/01/resuminho-da-primeira-guerra.html

A Iugoslávia separada
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2012/01/iugoslavia-separada.html

Por trás do ho, ho, ho
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2011/11/por-tras-do-ho-ho-ho.html

Grandes negros
http://walterlino-waltrinia.blogspot.com.br/2011/11/grandes-negros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário