segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Ajuda em Biologia 3

-Transporte: substância atravessa a membrana celular até o meio externo e o meio interno dessa célula atingirem o equilíbrio.

-Transporte Passivo: soluto passa de uma solução concentrada para uma menos concentrada, sem gasto de energia, por ir a favor do gradiente de concentração. É transporte passivo osmose e difusão simples, por serem a favor do gradiente de concentração e não gastarem ATP.

-Transporte Ativo: soluto passa de um meio menos concentrado para um mais concentrado, com gasto de energia por ir contra o gradiente de concentração. É transporte ativo bombas de íon, por irem contra o gradiente de concentração e gastarem ATP.

-Osmose; o solvente atravessa a membrana semipermeável indo da solução menos concentrada para uma mais concentrada, sem gasto de energia, para igualar as concentrações.

-Difusão; o solvente passa da solução menos concentrada para a mais concentrada, sem gasto de energia, a favor do gradiente de concentração, que nem na osmose.

-Hipotônico: solução menos concentrada.
-Hipertônico: solução mais concentrada.
Numa comparação, a água do rio é hipotônica e a do mar é hipertônica (por causa do sal). Consideremos colocar um peixe de água doce no mar, suas hemácias (células do sangue) hipotônicas vão tentar se igualar ao meio hipertônico, soltando água para diminuir a concentração externa e assim morrem destiladas.
Um peixe de água salgada em um rio, suas hemácias hipertônicas vão tentar igualar o meio hipotônico, absorvendo a água de fora para tentar tornar o meio mais concentrado e seu meio interno menos concentrado (os sais da água do mar). Nisso as células absorvem água até morrerem explodidas.
Os peixes morrem nos dois casos.

Retículo Endoplasmático Rugoso (granular) é que o que faz a síntese de proteínas e tem como estrutura bolsas membranosas achatadas com ribossomos aderidos a superfície externa, o que faz sentido, já que os ribossomos tem como função a produção de proteínas.
O Retículo Endoplásmatico Liso (agaranular) faz o transporte das proteínas sintetizadas pelo RER e a síntese de lipídios e esteroides. Não possui ribossomo e sua estrutura são túbulos membranosos.

A digestão intracelular tem três formas:
-Heterofagia (fagocitose); partículas grandes são absorvidas pela célula que se locomove.
-Autofagia: digestão de organela em desuso.
-Autólise: rompimento da membrana do lisossomo e então ocorrência da digestão celular.

Lisossomo tem como função a digestão intracelular. Produzido pelas enzimas do RER e pelas bolsas de AG, (Aparelho Golgience), tem bolsas membranosas cheias de enzimas digestivas com proteção interna contra enzima digestiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário