segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Ajuda em Biologia

Vamos para mais um artigo didático e chato porque estou estudando e quem quiser, faça bom proveito.

Tecidos Epiteliais
São tecidos que servem para proteção, absorção, sustentação, secreção de substâncias, percepção de sensações, mas principalmente revestimento.

-Epitélios de Revestimento
Tecidos especializados em revestimento interno e externo das cavidades de diversos órgãos. Um exemplo é a epiderme.
Suas células são justapostas, com quase nenhum ou zero material/substância intracelular, unidas por material cimentante, o que resulta no bom desempenho do revestimento.
Não há vasos sanguíneos. Suas células recebem O2 e nutrientes através da difusão feita por tecidos próximos;

Há os epitélios simples que são formados por uma única camada de células e os epitélios estratificados, formados por mais de uma camada de células.

Epitélios pseudo-estratificados são epitélios simples, mas que contém o núcleo de suas células em diferentes alturas, dando a falsa impressão de serem estratificados.

As formas das células são três: pavimentosos (escamosos) em que possuem formato achatado como ladrilhos, cúbicos, em que as células tem formato de cubo e finalmente os de formato prismático cilíndrico (colunar) em que as células são alongadas e se assemelham a colunas.

Desse modo, podemos ter epitélios simples pavimentosos, epitélio estratificado prismático cilíndrico e por aí vai.

-Epitélio Glandular
Tecido que constitui as glândulas, cujas são células são especializadas na produção e eliminação de substâncias úteis ao corpo ou organismo, chamadas secreções.
-As glândulas exócrinas eliminam as secreções para fora do organismo ou para cavidades internas do órgão, através de um canal ou ducto. Como as glândulas sudoríparas, sebáceas, lacrimais e salivares.
Há três formas de porção secretora: tubulosa (se ela é tubolar), alveolar (acinosa) se ela contém longos tubos tubulares, com porções secretoras arredondadas nas extremidades.
Simples: ducto sem ramificações
Composto: ducto com ramificações
Mucosa: secreção rica em mucopolissacarídeos.
Serosa: secreção rica em proteínas
Mucosserosa: secreção mista.

Também há a classificação para as exócrinas pelo modo de eliminar secreções. Holócrina é quando a célula secretora acumula os produtos no citoplasma e então morre e se desintegra. Merocrina é quando a secreção é eliminada, mantendo o citoplasma intacto. Apócrina é quando a célula secretora perde uma parte do citoplasma quando elimina a secreção, mas essa parte eliminada é reposta por regeneração.

Glândulas Endócrinas
Ao contrário das glândulas exócrinas, não possuem ductos e eliminam suas secreções, hormônios, diretamente no sangue.
A hipófise produz GH, ADH, ocitocina e gonadotróficos. A tireóidea produz tiroxina, triiodotioronina e calcitonina. As suprarrenais produzem adrenalina e corticoide. É no rim que isso acontece, na parte da medula, a adrenalina e a noradrenalina são produzidas enquanto que no córtex o mineralocorticóide e o glicocorticoide são produzidos.

As glândulas anfícrinas são glândulas mistas por desempenharem duas funções diferentes. O pâncreas, por exemplo, é uma glândula de secreção dupla, pois na forma endo produz as células de Langehan, que fazem os hormônios que controlam a concentração de açúcar no sangue. A insulina tira o açúcar do sangue e manda para os tecidos enquanto que o glucagon tira o açúcar dos tecidos e manda para o sangue.
Na forma exo, forma o suco pancreático.
O testículo é outro, endo forma testosterona e exo forma os espermatozoides.
A sensação de forme é quando o glucagon tira o açúcar dos tecidos e manda para o sangue. Na diabetes tipo 1, o excesso de açúcar no sangue é eliminado pela urina, já que há falta de insulina. A diabetes tipo 2 é causada por traumas ou obesidade (podendo então ser reversível).

Nenhum comentário:

Postar um comentário