Tecido Conjuntivo Adiposo
É um tecido rico em adipócitos (célula de reserva de energia). Não tem material intracelular (como os outros tecidos conjuntivos), matriz não muito abundante, tem gota de lipídio.
Função: reserva energética e se for hipoderme é um isolante e faz a proteção mecânica.
Tecido Conjuntivo Hematopoético
Há dosi tipos de tecido conjuntivo hematopoético: linfoide (localizado nas glândulas linfáticas) e a mieloide (localizada na medula óssea). É responsável pela produção de elementos figurados do sangue (hemácias, leucócitos, plaquetas).
Célula Tronco
Célula que forma outras células através da diferenciação. A totipotente forma todos os tipos de células e tem origem no embrião. A pluripotente é célula de organismo adulto, são poucas e tem diferenciação limitada.
Há três tipos de diferenciação:
-Linhagem vermelha (hemácias): células que perdem o núcleo e só tem a hemoglobina. O excesso de hemoglobina toma o citoplasma, as organelas sofrem autofagia, o núcleo é jogado fora consequentemente, ficando apenas a membrana plasma´tica e a hemoglobina.
-Leucócito.
-Plaquetas: responsáveis pela coagulação do sangue, formadas a aprtir de fragmentos do citoplasma de células com núcleo grande na medula óssea.
Tecido Conjuntivo Sanguíneo
Matriz é líquida e se chama plasma.
O plasma tem água e sais minerais, que juntos formam o soro. Tem os nutrientes obtidos a partir da digestão como os aminoácidos, os monoácidos, etc. Também é um coloide, tendo as proteínas plasmáticas.
Proteínas Plasmáticas
Há três tipos:
-Albumina: mantém a pressão coloidosmótica e é uma reserva de aminoácidos.
Pouca albumina, a pressão osmótica do sangue cai, o organismo não consegue mais reter líquidos que vão para o tecido (principalmente na região do abdômen). É um sangue pobre em proteínas.
-Gamaglobulina: matéria-prima para a produção de anticorpos do plasmócito no tecido conjuntivo.
-Fibrinogênio: importante no processo de coagulação do sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário