Tecido Nervoso
O tecido nervoso é dividido entre central (encéfalo e medula espinhal) e o perifério que são os nervos.
O neurônio é formado pelo corpo celular, que parece uma estrela, com os dendritos, o núcleo, o axônio e os telodendros no fim. O neurônio transporta os impulsos nervosos que vão dos dendritos, passam pelo axônio, que o transmite. O impulso nervoso é um impulso elétrico.
Quando ocorre um impulso de estímulo nervoso, no axônio, que é negativo por dentro e positivo por fora, ocorre inversão, as negativas saem e as positivas entram, ocorrendo a despolarização. Dessa forma, o impulso nervoso vai caminhando, desde o dendrito até o final do neurônio, mas com o positivo voltando para fora e o negativo para dentro assim que o impulso passa pelo axônio.
As células de glia ou células de Schwann dão suporte ao neurônio e elas se enrolam ao axônio, fromando as bainhas de mielina, que aumentam a velocidade do impulso nervoso, fazendo-o pular de um intervalo para outro. Também impede que o impulso se perca.
A sinapse nervosa é o local onde acaba um neurônio e começa outro.
Espaço intersináptico é o espaço entre esses neurônios.
O impulso nervos passa de um neurônio para o outro, através de bolsas nos telodendros, que experem neurotransmissores que estimulam o próximo neurônio. Se inibe os neurotransmissores, o impulso não passa, assim não se sente dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário