Tecido Muscular
-Tecido muscular liso ou visceral.
Exemplos são intestino, estômago, útero, vasos sanguíneos, bexiga, etc.
A função é promover a movimentação do corpo ou partes dele.
É de controle voluntário e de contração lenta. Chama-se liso por não ter nenhuma marca no citoplasma.
Tecido Muscular Cardíaco
Formado por disco intercalar, núcleo e estria, de controle involuntário e de contração rápida.
O coração tem o modo sinotrial que manda os impulsos que fazem o coração bater (a contração do miorcardio). E abaixo tem o modo atrioventricular que distribui esses impulsos para o resto do coração. A parte de cima contrai, mandando o sangue para a parte debaixo, que contrai e então manda o sangue para o resto do corpo.
Tecido Muscular Esquelético
Músculo estriado, contrai de forma voluntária, de contração rápida. O músculo tem células de músculo estriado (chama-se assim por causa do modo em que as linhas transversais estão e pelo modo como as proteínas estão disponibilizadas). Essa célula é uma célula fibra, em que na contração, quando o músculo está relaxado, a miosina e a actina estão distanciados e quando contrai, a miosina e a actina ficam próximos. Quando está aberto, está sarcômero, a menor unidade de contração da célula fibra.
Teoria de Huxley
Teoria de que a actina desliza sobre a miosina, quando o cálcio faz a quebra das células de ATP. Hoje, sabemos que o que ocorre são ligações químicas.
As fibras com contração mais lenta (por exemplo, um maratonista), vão ter cor mais vermelha ou escura por ter maior consumo de O2, o que causa maior quantidade de mitocôndrias que se multiplicam de acordo com a necessidade para fazer respiração aeróbica.
Agora, as fibras com contração mais rápida (um velocista, por exemplo), vai ter uma cor mais clara. A cor se dá pelas mioglobinas que fazem a reserva de O2 no músculo, e nesse caso, por ter menor consumo de O2, é menor a quantidade de mitocôndrias e há fermentação láctea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário