terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Povos do Japão - parte 1

Como o post povos da Sibéria foi um grande sucesso, decidi lançar agora povos do Japão. Em breve também sairá povos da Sibéria parte 2. Espero que aproveitem, pois esse em particular deu muito trabalho por causa de uns problemas que tive com o blogger e com minha internet rápida feito tartaruga.

Ainus
Os ainus são um povo indígena do Japão que habitam Hokaido, Ilhas Curila e Sacalina. Hoje em dia são 150 mil, embora não exista mais nenhum ainu 100% devido as misturas. Eles apresentam semelhança mongol, oceânica e até caucasiana. Moram em casas de palha semelhantes as dos índios da América do Sul. Possuem cultura cerâmica e seus trajes costumam ter formas geométricas. Pode-se dizer que são o povo mais antigo do Japão. Eles entraram em conflito com os yamato, ocorrendo guerra e tendo eles derrotados. Foram obrigados a usar nomes japoneses (yamato) e usados como escravos até a Era Meiji, mas sua cultura continuou má-vista, como sua crença de um Deus para todos os deuses (eles respeitam a vida e a natureza). Hoje em dia a discriminação já não é muita, existem ainus com cargos no governo, mas muitos japoneses escondem sua origem ainu.

Ryukyuanos
Os ryukyanos são os atuais habitantes de Okinawa e demais ilhas ao sul do Japão. Antigamente formavam o Reino de Ryukyu, sendo um interposto comercial importante para Formosa, Japão, China e Coreia. Eles eram famosos por sua cortesia, hospitalidade e respeito com os viajantes. Os que mais comerciavam ali eram os chineses e japoneses, consequentemente influenciaram a cultura local, mais a chinesa, explicando as telhas das casas em vermelho. Em um período eles passaram a pagar tributos a ambas nações, até que veio o período Meiji e o Japão tirou a independência deles e anexou o território, os EUA foram a favor disso, indo contra a China. Os habitantes de Okinawa hoje acusam o governo central de discriminação por permitir tantas tropas em seu território, em maior número do que nas outras regiões do país. Foram eles quem inventaram o karate.

Yamato
O povo Yamato é a etnia mais presente no Japão e a que melhor conhecemos hoje em dia no Ocidente. A etnia Yamato começou a usar esse nome para se diferenciar dos outros grupos (ainus, ryukyuanos, nivkhs, oroks, até mesmo coreanos e taiwaneses) quando começou o período de expansionismo do Japão. Há uma teoria de que o povo Yamato tenha origem judaica, embora não exista provas concretas. Certo é que os yamato foram o povo principal do Japão.







Jomon
ainu.jpgOs Jomon foram a primeira civilização do Japão. Eles ocuparam as ilhas nipônicas no período de glaciação. Eles fizeram as peças de cerâmica mais antigas do mundo de que se tem data, eram semi-sedentários e politeístas, respeitando a natureza e os ancestrais. O período jomon acabou quando vieram os Yayoi, da Sibéria, que atravessaram até o Japão pela Coreia. Acredita-se que os jomon sejam ancestrais dos ainus. Dizem que os japoneses atuais (os Yamato principalmente) são descendentes da mistura entre os Jomon (provavelmente de origem mongol) e os Yayoi. Depois da glaciação, os Jomon se tornaram uma cultura agrícola, pesqueira, caçadora e lenhadora. Os jomon eram baixos, de olhos abertos e rostos largos. Acredita-se que os jomon também tenham se expandido para a Ásia e até América e Pacífico.

Nivkhs
Os Nivkh são um povo indígena da ilha de Sacalina. São até hoje pescadores, caçadores e criadores de cães. Eles possuem traços genéticos de ainus, vivendo inclusive com alguns deles até hoje na ilha ao norte do Japão e que hoje pertence a Rússia (onde antigamente os países dividiram o território, Rússia ao norte e Japão ao sul, hoje os japoneses não ocupam mais o lugar). Eles tem traços da tunda.






Oroks
Uilta People.JPGOs Oroks são um povo também de Sacalina, de acordo com um estudo, 295 deles vivem na Rússia e cerca de 20 ou mais vivem no Japão atual, mas especificamente na parte de Hokkaido. Eles dividem território com os nivkh e outros povos da Sacalina. Eles estiveram sobre governo russo durante o Império Russo, depois do Japão quando ocorreu a expansão do império nipônico e hoje sobre administração russa.

Yayoi
periodo yaoiOs Yayoi vieram da Ásia pela Coreia e não demoraram a migrar para ilha principal, Honshu e lá se depararem com os já instalados Jomon. Esse povo introduziu no Japão o cultivo de arroz, a fabricação de cerâmica com roda, o bronze e o ferro, produzindo no Japão pela primeira vez ferramentas e armas com esse material. Ao contrário dos Jomon, eles usavam roupas de pano, viviam em vilas agrícolas permanentes e faziam construções de pedra. Com os Yayoi veio a aristocracia militar e os clãs. Os Yayoi eram mais altos que os demais povos do Japão, tinham rosto fino e olhos estreitos, lembrando os japoneses atuais.
Com os yayoi também vieram a religião xintoísta, a principal do Japão até hoje.

Burakumin
2862111344_752d630533_oOs Burakumin representam 3% da população total do Japão. Eles são a minoria que mais sofre preconceito deste a Era Medieval, quando eram obrigados a fazerem os serviços considerados impuros (execução de criminosos, fabricação de couro, açougueiro, limpar as ruas e servir de corveiro). Nessa época viviam em guetos e eram proibidos de irem para castas ou templos. Hoje, muitos artistas do Japão são burakumin, mas a grande parte trabalha nos lixões. Não se sabe ao certo a origem deles, só que ou são descendentes de povos aborígenes do Japão ou descendentes de imigrantes filipinos e coreanos. O certo é que seus antepassados trabalhavam com esses serviços "impuros" e isso passou para suas futuras gerações.

Emishi
Os emishi foram um povo semelhante aos ainus (embora alguns acreditem serem o mesmo povo), porém etnicamente e culturalmente diferenciados. Eles habitavam o nordeste de Honshu, Hokkaido, as ilhas Curila e Sacalina. Eles eram divididos em tribos, parte delas aliadas aos japoneses (yamato) e parte rebelde. Eles viviam de colheita e caça e sua principal arma contra os inimigos eram seus cavalos somado ao arco e flecha. Foram entre eles e os yamato (cujos exércitos seguiam o modelo da China) fizeram a Guerra dos 38 anos, em que os emishi destruíram várias fortalezas e derrotaram os exércitos do Império. Numa das batalhas, os emishi cercaram os yamato e os levaram ao rio, onde mil homens se afogaram devido as armaduras samurais. Depois de vários conflitos, os emishi passaram a viver sobre governo yamato e a depender deles por causa do ferro e do sake. Hoje eles vivem que nem os ainu.

Kumaso
Os Kumaso habitaram o sul de Kyushu. Eram um polvo selvagem e distinto dos yamato, os kumaso eram comparados a ursos por sua aparência física e sua suposta violência. Muitas lendas japonesas de monstros eram baseadas em tribos com as dos Kumaso. O povo kumaso foi completamente assimilado ao povo japonês, ou exterminado. O ultimo líder dos kumaso foi assassinado pelo príncipe Yamato (durante a expansão imperial) quando o príncipe estava disfarçado de mulher em um banquete, retratado na imagem ao lado. Os Kumaso tinham o costume de deixar cabelo longo e não fazer a barba. Acredita-se que os kumaso tenham vivido nas regiões atuais de Miyazaki e Kagoshima.



Hayato
*imagem indisponível
Os Hayato foram um povo indígena que dividiu o sul do Japão com os Kumaso. Eles se submeteram mais fácil do que seus vizinhos, embora tenham resistido bastante ao império, e foram reconhecidos como grandes guerreiros, servindo de guardas do Palácio Imperial. Diz-se que eles latiam para afugentar espíritos e demônios. Até hoje os hayato tem uma dança que celebra o marco em que os Hayato viraram parte do Império Japonês.

Ashihase
*imagem indisponível
Foram um povo que viveu ao longo da costa norte do Mar do Japão. Há registros deles tanto em japonês quanto em chinês. Muito se difere sobre as origens deles. Atualmente vivem em situação semelhante a dos ainus.

2 comentários: