Aqui nesta lista eu reuni todos os cartunistas que estiveram presentes na minha vida e são brasileiras. Presentes fossem nas tirinhas de jornal, nos almanaques, na internet ou até mesmo nos livros e exercícios de gramática. Posso não concorda com algumas opiniões deles, mas nem por isso irei censurar nem eles nem ninguém. Aproveitem.
-Laerte
Laerte Coutinho, quadrinista e chargista também, nascido em 1951, é um dos artistas da área mais importantes do Brasil. Suas tirinhas mostram bastante da sociedade atual e dos problemas presentes, além dos preconceitos enfrentados por pessoas que muitas vezes são ou ignoradas ou atacadas. Gosto bastante do estilo limpo dele e de suas ideias, suas tiras mais famosas são com Overman, Hugo Baracchini e Muriel, além dos trabalhos com Deus e 10 Tiras que Abalaram o Mundo.
-Maurício de Sousa
Maurício já tá a muito tempo no mercado e quem é que não conhece Turma da Mônica, Chico Bento ou Penadinho? Suas tirinhas são infantis (embora que no começo havia um pouco de teor político e social) claro que hoje em dia existem um monte de roteiristas fazendo tudo, mas a última palavra ainda é dele. E o humor infantil e inocente deles muitas vezes é bem melhor do que esse que encontramos feito por adultos hoje em dia. Vale lembrar que também já teve outros trabalhos dele, como Os Sousa.
-Santiago
Neltair Rebés Abreu (Santiago), nascido em 1950, tem um traçado simples, rápido, mas que sabe passar sua mensagem. Com críticas à sociedade como desigualdade social e corrupção, esse cara de forma simples e direta mete na nossa mente a reflexão.
-Fernando Gonsales
Essa é minha opinião. Não gosto do trabalho do Gonsales. O traçado é feio e tosco ao extremo. E o humor é muito infantil, na verdade, é muito sem graça, previsível e quando não é previsível, é apenas ruim. Eu não rio e o negócio não passa mensagem nenhuma.
-Adão Iturrusgarai
Nascido em 1965 introduziu seu traçado claro e limpo com vários personagens como o Homem-Legenda e a sua mais famosa, Aline. É legal por mostrar vários aspectos de hoje em dia na visão de seus personagens e seu humor também consegue nos fazer soltar risadas, não gargalhadas, mas risadas hoje em dia já é algo para aplaudir.
-Angelí
Não curto muito o estilo de desenho do Angelí, mas reconheço seu humor excelente em suas tirinhas. Especialmente com a personagem Ozzy. O cara manda bem, especialmente se for para fazer algo relacionado à política ou assunto polêmico. Nisso é que nem o Latuff, não tem medo de expressar sua opinião.
-Gilmar Barbosa
Esse aí também é outro das críticas sociais e que buscam abrir os olhos dos leitores. O traçado dele é bem simples e apesar de para mim ser um tanto feio, depois que se acostuma fica até atrativo seu estilo para mim de desenho, com as cores e o jeitão de rabisco. E ele também tem um humor bastante adulto, já vou logo avisando os novatos.
-Jean Galvão
Os trabalhos do Jean eu conheci com as ilustrações e as tirinhas dele na revista Recreio. Eu ria bastante com suas piadas e o estilo de desenho dele para mim era bastante interessante. Sei lá, eu tenho disso, acho o do Jean agradável de se ver, o do Iturrusagarai tolerável e do Gonsales ruim. Coisa minha. Mas voltando ao Jean, fiquei surpreso num bom sentido com seus trabalhos que também abordavam política. Mas uma voz a se ouvir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário