sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Voltando pra América

Demorou quase nove anos, mas aconteceu. As tropas americanas deixaram o Iraque. Isso podia acontecer em outros países como o Japão, deste a Segunda Guerra, tropas americanas estão em Okinawa, mas isso é outra coisa!

Os papeis foram assinados e Barack Obama cumpriu sua promessa de 2008 dos soldados regressarem aos EUA. Foi uma guerra dura, com muitas mortes dos dois lados.

História:

A origem do conflito se deu pela afirmação de que o Iraque estava fazendo armas nucleares e que o líder até então, Saddam Hussein tinha ligação com a Al-Qaeda. Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Espanha, Polônia e Dinamarca invadiram o país e tiraram o poder de Hussein.



Não foram encontradas provas circunstâncias de que Saddam tinha ligação com a Al-Qaeda, mas o mais importante foi que não havia armas nucleares ou biológicas no país como Bush afirmava. 


Os países, liderados pelos EUA, tentaram refazer o governo dela, estabelecendo um governo democrático. Falharam e o resultado foi vários conflitos internos e guerra civil. Além disso, os EUA fizeram com que inspetores da ONU saíssem do país e Bush recusou ler a carta de Hussein que dizia que os inspetores vissem tudo no país.

A invasão foi só por petróleo mesmo.

Saddam Hussein era mesmo um ditador de fato, mas se os Estados Unidos queriam ajudar, deviam ajudar com diplomacia ou propaganda politica ou ajudar os rebeldes (isso se tivesse) para tira-lo do poder. Ao invés disso destruíram cidades, mataram adultos, crianças, idosos... E mesmo assim o pessoal do ocidente ainda ver os iraquianos como meros terroristas.


Quando se quer ajudar um país, primeiro, veja se nesse caso se o paí tem mesmo armas nucleares (o que foi feito, mas ignorado pelos líderes dos países invasores). Segundo, se quer tirar um tirano do poder, espere por uma rebelião e ajude como nos casos do Egito e Líbia, até lá, use a diplomacia e a propaganda. E por fim, se o país for pobre, ajude como ajudaram o Haiti (mas sem corrupção, porque nem tudo chegou lá).

Os Estados Unidos já foram o país da liberdade, mas com essa invasão, cuje o motivo verdadeiro aparente foi por petróleo, é uma vergonha, não só pelo motivo, mas pelas ações anti-éticas e não diplomáticas feitas. Isso pra não dizer outra coisa.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário