quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ajuda com Gramática

Esse é um post de conhecimento sobre gramática. Por que? Porque o blog é meu. Bons estudos.

Figuras de Linguagem
-Comparação
É uma comparação simples. Como "macarrão é mais gostoso do que arro" que é uma comparação simples. Já "aquele garoto é forte como um touro" ou "macarrão é mais gostoso do que nadar no mar" são comparações metafóricas.

-Metáfora
É tipo a comparação metafórica, só que sem a comparação. Pegando os mesmos exemplos: "aquele garoto é um touro" ou "você tem mãos de seda" ou "me dê um cassetinho (pão)"

-Catacrese
É uma espécie de metáfora que pega dois elementos de universos diferentes e pões numa frase como "desembargaremos no avião" - desembargar vem de barco. E tem também, céu da boca, pé de página, batata da perna, etc.

-Sinestesia
São as metáforas que usam os sentidos sensoriais. Por exemplo "cheiro azul", "o clima da sala está tenso" ou "saudades amargas".

-Metonímia
Metáfora que usa uma palavra diferente para expressar algo de um mesmo universo. Normalmente estaria errado, mas pelo uso se consagrou certo. Por exemplo "sou alérgico a cigarro" - não é não. É alérgico a fumaça do cigarro. Se eu jogar um cigarro em você, você não morre. "ele ganha a vida com suor" - então tá pobre de dinheiro. "ele tem uma cabeça boa" - a ideia é de que ele é inteligente, mas também posso achar que a cabeça dele é boa para usar como bola de futebol.

-Sinédoque
Metáforas em que há trocas de termos, que tem uma relação de extensão desigual, há uma ampliação ou redução do sentido usual de uma palavra.
Exemplo: Comer o pão, com o suor do rosto = comer alimentos comprados com o dinheiro ganho no trabalho. É tipo metonímia poética.

-Antonomásia
Metáfora de nome. Ao invés de chamar a pessoa ou algo pelo nome, chama por apelidos ou alcunhas. Exemplos, "rei do futebol" (Pelé). "Aleijadinho" (Antônio Francisco Lisboa) e "o herói sem nenhum caráter foi a maior criação de Mario de Andrade" - antonomásia de Macunaíma.

Figuras de Pensamento
-Paradoxo
Fusão de duas ideias contrárias. "Tristemente feliz", "Contentemente descontente" ou "rio de neve em fogo".

-Antítese
Aproximação de duas ideias contrárias. É tipo o paradoxo, só que mais desenvolvido. "O sol brilhante irá dar lugar a noite escura", "em contínua tristeza, a alegria" ou "a liberdade em frente a escravidão" e "triste e feliz".

-Ironia
Fala de algo e no final se mostra o contrário daquilo que estava levando a crer. "ao entrar na sala, foi sútil como um elefante", "ouço as buzinas e os palavrões. Não é uma maravilha o trânsito de SP?"

-Perífrase
Assim como a antonomásia chamava por apelidos e alcunhas certos sujeitos, a perífrase faz isso com elementos por meio de um jogo de palavras que apela para as características "A Cortina de Ferro marcou a Europa", "última flor de lácio, inculta e bela" ou "as pessoas que tudo querem nada têm" - se refere a ganância.

Eufemismo
Perífrase da zoeira. Usa-se de um termo para sutilizar ou satirizar um tabu. "depois da guerra com o câncer, ele pôde descansar em paz", "ao entrar no quarto o flagrou como veio ao mundo" ou "foi ao banheiro premiar a louça".

Hipérbole
Exagerar algo na expressão. "Eu vou morrer de tanto estudar", "o rio Tietê levava os bandeirantes as entradas do Brasil" ou "custou os olhos da cara".

Gradação
Quando uma ideia vai crescendo na frase "o nosso amor nasceu, cresceu, viveu e ficou lá" ou "o trigo nasceu, espigou, amadureceu, colheu-se e comeu.

Personificação
Dar características de seres vivos a seres inanimados ou não vivos. "o vento beijou meu cabelo", "as ondas lambem meus pés" ou "o sol abraçou meu corpo".

Apóstrofe
É de evocação. De invocar mesmo. Vocação expressiva a algo ou alguém no texto "ó mar salgado, quanto do teu sal/ são lágrimas de Portugal" ou "Pai nosso que estais no céu, santificado seja vosso nome".

Figura de Retórica
Alegoria
Transformação de ideias em elementos palpáveis. "a justiça é cega", "a música da morte", "o amor me tem consigo". É tipo a personificação, só que sem ser verbos. Verbos é a personificação.

É isso. Para muito vai ter que memorizar, saber analisar direitinho e em muita coisa para saber o que é, entender os vários sentidos, vai ter que pensar como os personagens de Chaves. Quico, sua mãe não tá cega, ela só quis dizer que esse brinquedo foi muito caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário