quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Asia Futebol Clube

Um destino para alguns jogadores do futebol brasileiro e deste mundo a fora foi principalmente a Rússia e a China. Uma das coisas que pode terlos atraído a ir ao maior país do mundo e ao país comunista pode ser por sua economia ser a segunda maior do mundo, ultrapassando o Japão e ficando atrás só dos Estados Unidos e os clubes russos também estão bem ricos como sua economia.
A Europa vinha sendo e ainda é o principal lugar pra onde vão os astros de futebol, mas depois dos acontecimentos, crises da Espanha, França, Grécia (principalmente), Itália... Ufa.

Conca, o argentino que se deu mó bem no Brasil em 2010 pelo Fluminense, sendo campeão do brasileirão e ganhando uns prêmios individuas. Mas então, ele saiu do time e foi pra China atuar pelo Guangzhou Evergrande. A contratação foi a mais cara do futebol chinês, mas valeu, pois com boas atuações ajudou o time a ser campeão nacional com antecedência. 





Adriano Michael Jackson, este nome não é tão badalado, mas também vale. Chegou ao Palmeiras em 2011 e no mesmo ano já foi embora pro futebol chinês, atua pelo Dalian Shide. O que mais o motivou foi por causa do dinheiro pra cuidar do filhos.

 O maioral mesmo é o Anzhi, da Russia. Em 2011 contatou Roberto Carlos, Jucilei, Diego Tardelli e o mais badalado, Eto'o. Eto'o no Anzhi até então seria o atleta mais bem pago do mundo, o equivalente a 47 milhões de reais por ano.

A Asia também vem sediando vários eventos futebolistas. Mundiais de interclubes da FIFA são comuns lá. Em 2002, a Copa em que o Brasil foi campeão foi na Coreia do Sul e Japão. A Copa do Mundo de 2018 será na Russia e a de 2022 sera no Qatar!

As seleções da Asia também estão cada vez mais crescendo. Uma das que tem mais tradição com o futebol é a Arábia Saudita (a seleção russa é uma seleção que só atua na Europa, apesar do país esta na Europa e na Asia). Outras que vão mostrando seu futebol cada vez melhor é a Coréia do Sul, Japão, Coreia do Norte, entre outras. 

Este ano, 2011, a Asia conseguiu seu primeiro título mundial profissional no futebol. A Copa do Mundo Feminino de Futebol. O feito foi da seleção japonesa que até então, só a China tinha conseguido tão perto (perdeu a final no feminino nos pênaltis pros EUA). O único título mundial da Asia era o do mundial sub-17, conquistado pela Arabia-Saudita em 1989.
 


A Asia também possue grandes craques de futebol: Nakamura; Benayoun; Pak Ji Sung; Park Chu Young; Jong Tae Se; Kawasaki Frontale; Hong Yong Jo; Keisuke Honda; Daisuke Matsui; etc.




 Tudo isso mostra como o futebol é universal e qualquer um pode aprender (exceto os pernas de pau que todo o time tem) o futebol também vem crescendo na Africa e na Oceania, que cresce menos. O Brasil é o melhor numa coisa que originalmente foram os chineses que inventaram (os ingleses apenas fizeram as regras), ou seja, a Asia seria o berço do futebol. Apesar de os chineses de 3000 e 2500 a.c usarem os crânios do inimigo como bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário