A Netflix quando investe numa série investe para que seja de qualidade, todo mundo sabe disso. Desde suas mais famosas indicadas ao Emmy Awards como house of Cards e Orange Is The New Black, até as menos conhecidas deles são excelentes. E quando anunciaram Demolidor, a expectativa foi enorme. Ainda mais porque junto com ele Luke Cage, Punho de Ferro e Jessica Jones iriam ganhar posteriormente suas séries.
A Marvel só vinha produzindo filmes de qualidade e ganhando mais fãs e expectadores enquanto a DC em queda que só era salva pelos quadrinhos (claro) e pelas mídias como vídeo-game, desenhos e séries, como Arrow, Gothan e mais recentemente The Flash e futuramente Super-Girl.
Eu assisti a série Demolidor e irei falar dos aspectos que achei bons, dos neutros e dos maus.
Bons:
-Sangre e Violência
Os quadrinhos do Frank Miller tinham sangue, eram maduros, pesados e a série trouxe isso de forma a não ficar exagerada, apenas realista o máximo que queriam. Todo o sangue (estou usando repetidamente essa palavra porque aparece muito na série), a porradaria pra valer, o drama sério, essas coisas não se vê nos filmes da Marvel que também pensam em ser algo "de família". E isso é bom, dar algo inédito para os fãs.
-Redenção
O filme com Ben Affleck (que recentemente vem conseguindo parar se ser o ator-piada com seus últimos filmes) deixou um gosto amargo. O filme do Demolidor foi recebido bem negativamente e com a falta de público o personagem ficou fora do radar alcançado por Homem Aranha, X-Men e outros que qualquer um que não leu os quadrinhos ou viu os desenhos ao menos conhecia de nome.
Agora muito mais gente sabe quem é o advogado cego justiceiro com sentidos super-aguçados que praticamente livram de Matt Murdock a necessidade de enxergar. É sério. Vê um cego nessa série atirando com um arco e flecha nem fica cômico.
-Universo Marvel
O universo Marvel continua interligado e unido. Assim como em Agent's of Shield, mas enquanto que com os agentes da Shield a conexão é gritante (só o fato deles serem agentes da Shield já é gritante por si só), em Demolidor quase não vemos a conexão, e quando a vemos é muito bem feita e com descrição, assim como os filmes solo dos heróis da Marvel, dando uma identidade própria para a série.
-Atores
Os atores selecionados mais uma vez foram excelentes. Já ficou no passado o negócio de pegar ator qualquer para filmes de super-heróis. Nenhum deles é lá muito famoso como Scallet Johanson ou Samuel L Jackson, mas isso não quer dizer que não sejam de qualidade. Charlie Cox faz um ótimo Deridevil, ele nem precisaria fazer muito esforço para ser melhor do que foi o Ben Affleck, mas aqui ele mostrou que é foda. Deborah Ann Woll, Elden Henson , Vincent D' Onofrio e demais atores também estão de parabéns por darem vida no cinema aos seus personagens como O Rei do Crime e Ben Urich tão conhecidos pelos marvetes. E eu fico feliz que a clausura nos contratos deles permitem que eles apareçam nos filmes.
-Roteiro
A história é cheia de surpresas. Todas as personagens são muito bem desenvolvidas, os conflitos e relações não são forçadas, acontecem de forma natural. O humor também é característico dos filmes da Marvel, com bastante diálogo, ironia e tal. O Rei do Crime se mostrou um vilão muito inteligente que sabe antecipar seu inimigo.
-Sem Encher Linguiça
Um dos problemas de Arrow na terceira temporada e de The Flash foi que são séries longas. Arrow tinha toda a história da lista de nomes do pai dele na primeira temporada e seu passado na ilha na segunda, além do Slade. Na terceira... Sem um elemento do passado de Arrow eles ficaram preenchendo com o que parece qualquer coisa para ocupar o tempo. E assim eu vi também nos episódios de The Flash.
Demolidor não é assim. Sem muitos episódios, com ganchos, mas não muitos, a série sabe utilizar bem o tempo e o que fazer nele.
-Sem Investigação por Episódio
Uma das coisas mais chatas é quando uma série de alguma premissa interessante vira série policial. Fica chato quando todas decidem fazer isso. Um episódio, um caso. Fora que tem gente que não gosta do estilo CSI. E Arrow e Flash ficaram assim, um episódio, um vilão. Gothan não conta, pois é uma série investigativa, afinal é a história do coronel Gordon na policia. Eu fiquei aliviado ao ver que Demolidor não seguiu para esse rumo. E as chances eram grandes com Murdock e Foggy sendo advogados.
Neutro
Arrow
-Pensei em colocar como ponto negativo, mas acredito que seja um ponto neutro. Nem acrescenta nem tira. A série de TV Arrow fez um enorme sucesso. Perdeu fôlego, mas continuou acompanhável. Nela vimos uma cidade com gente corrupta, um vilão que matava, mas que queria o melhor para sua cidade, um herói com rosto escondido que era considerado um criminoso, o ar urbano da cidade e dos crimes que nela ocorrem, (SPOILER: o amigo que descobre que o melhor amigo é o tal mascarado)...
Todos essses elementos citados eu já vi em Arrow. Demolidor tem muitas coisas que o distanciam do Arqueiro Verde e lhe dão sua própria identidade, mas mesmo assim essas semelhanças em um certo ponto são um tanto que incômodas.
Porém são ambas histórias de super-heróis, algo que realmente é difícil de se ser o mais original possível com tanta coisa já feita (o que não é motivo para as editoras serem preguiçosas e ficarem reciclando heróis e histórias já feitas) e tem também o fator dos quadrinhos.
Eu não li. Mas pelo que vi, está se baseando nos quadrinhos de Frank Miller, e se esse for o caso, é um ponto positivo por sua lealdade a história original.
Por essas e outras eu deixei esse como um ponto neutro.
Negativos:
-Nenhum, pelo menos nenhum que seja marcante. Os vilões são bons, a série é bastante realista, os efeitos (poucos, mas bons), o passado de Matt Murdock sendo contado por uma criança que é um excelente ator também, além de levantar questões como o crime que ocorre de verdade nas sombras com extorsão, máfia e contrabando.
Dá para assistir sem problemas. Até aqueles que não gostam muito de super-heróis devem gostar dessa série. É isso, uma produção de qualidade. E definitivamente, com Agent's of Shield melhorando e saindo do negócio de um episódio-um caso, Agent Carter e Demolidor e as outras da Netflix, a Marvel agora baterá de frente com as séries da DC como Gothan, Arrow, Flash, Super-Girl e Átomo. E quem mais ganha com tudo isso, são os espectadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário