domingo, 16 de fevereiro de 2014

Dinastias da China: Começo e Fim pt 1

Um texto breve sobre as dinastias que governaram a China, como pode ver, haverá uma continuação, senão o post ficaria muito longo. Também falo que logo terá a conclusão de Povos da Sibéria e Povos do Japão.

Dinastia Xia (2100 a.C - 1600 a.C)
Primeira dinastia da China que se tem registro e comprovação através de documentos e arqueologia.
Foi o período em que a China saiu do neolítico e passou a ter civilizações urbanas. Também foram aprimoradas a tecnologia agrícola do país.
Houve 17 reis, o primeiro foi Yu, chamado de O Grande. O ultimo foi Jie, um rei corrupto, tirano e opressor foi deposto, dando fim a dinastia Xia e iniciando a dinastia Shang.

Dinastia Shang (1600 a.C - 1046 a.C)
Os Shang já eram poderosos antes da queda dos Xia. Em seu governo, os Shang mostraram incrível organização e uma sociedade estratificada. Foi nesse período que o que conhecemos hoje como China começou a se expandir, graças a sua alta tecnologia para a época e criaram centros políticos modernos e religiosos.
Quem depôs Jie e começou a dinastia Shang foi Tang, o Vitorioso, terminando a dinastia com Dixin, um tirano. No total foram 30 reis. Com a queda dos Sahng graças a erros de Dixin, o pretexto de semi-divinos que eles tinham para governar passou para uma família nobre e poderosa que andou lado a lado com eles.

Dinastia Zhou (1046 a.C - 771 a.C)
Apesar da ascensão dos Zhou com a queda da dinastia Shang, o território da China hoje estava dividido entre povos que escolhiam líderes diferentes, ou eram só bárbaros.
A fundação da dinastia Zhou foi feita pela família Ji, mas logo a família se viu dividida entre o poder de certas regiões.
Ao todo foram 39 reis, se contamos como único os períodos Zhou Oriental e Zhou Ocidental. O ultimo rei da dinastia Zhou Oriental foi Huiwang e da Ocidental (anterior a Oriental) foi Youwang. A família Ji com essa fragmentação do reino nem mais era vista como líder simbólica, o que acabou com a dinastia e se iniciou o período Primaveras e Outonos e de Reinos Combatentes.

Dinastia Qin (221 a.C - 206 a.C)
Teve inicio com o rei Zheng, um jovem que em campanhas militares e violência (embora aja defensores de que foi mais burocracia do que sangue) conseguiu reunificar a China e tomou para ser o título de Shi Huangdi (Primeiro Imperador).
Mandou iniciarem a construção da Grande Muralha da China contra os mongóis e obcecado pela imortalidade mandou muitos buscarem um elixir. Shi Huangdi mandou queimarem registros das dinastias anteriores e mandou a construção de seu tumulo, com os guerreiros de terracota.
Essa dinastia, apesar da importância, teve só 1 rei basicamente. O filho de Zheng foi assassinado por seu irmão mais novo, que foi assassinado por um de seus ministros, que foi morto, assim como o rei ou ministro posterior e, nesse caos político, os nobres agiram e um deles Lui Bang, deu fim ao governo Qin e se declarou rei, dando inicio a dinastia Han.

Dinastia Han (206 a.C - 220 d.C)
Houve evolução no comércio interno, agricultura e artesanato, além do aumento da população para 55 milhões e possuía um sistema militar impressionante. Isso se estendeu deste o inicio, com a dinastia Han Ocidental. Teve então a dinastia Xin, mas logo a dinastia Han era dominante, agora como Han Oriental. Mas após sucessivos ataques de mongóis e povos das estepes, e com revoltas internas da nobreza, a dinastia Han caiu e a China foi dividida em 3 reinos. Houve 30 reis (incluindo Ocidental e Oriental) o primeiro foi Liu Bang e o ultimo foi Liu Xie.

Dinastia Xin (9- 23)
Wang Mang aporveitou a morte do imperador de sua família (Liu) e declarou-se rei e uma nova dinastia, mas apesar de sábio, não foi um bom governante, sendo morto num cerco. Só teve 1 rei e dividiu a dinastia Han em duas, Ocidental e Oriental.

Dinastia Jin (265 - 420)
Wu de Jin conseguiu por um tempo uma unidade chinesa, e originou a dinastia Jin. Porém, o governo de Jin teve sempre que se mudar por causa das invasões de povos nômades e cada vez mais suas unidades políticas e militares eram diminuídas, até que Gong Di, o ultimo imperador da dinastia Jin, abdicou por disputas políticas e o trono ficou com Liu Yu. Foram no total 16 reis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário