Sherlock Holmes é uma referência em super detetive, mas muitos anos após Arthur Conan Doyle escrever os livros das grandes investigações de Sherlock e seu colega Dr. Watson, Sherlock serve de fonte para roteiristas e escritores atuais. Para entender melhor, veja a lista abaixo.
TV
-Sherlock Holmes (Russia 1) é uma série gravada em São Petersburgo, mas a história ainda se passa em Londres. Uma adaptação que não pega nenhum dos contos originais, apenas os personagens. Estreou em novembro de 2013 e admito, não faço ideia se é boa ou não já que não assisti.
-Elementary (CBS), estrou em 2012 e conta um Sherlock contemporâneo e que se mudou de Londres para Nova York. A série passa no Brasil pelo Universal Channel. Como se não bastasse os episódios se passarem nos EUA, Watson é uma mulher, que acompanha Sherlock para que ele não tenha uma recaída para as drogas (o que o fez sair da Scotland Yard). Muito boa.
-Sherlock (BBC) é a melhor das adaptações, sem dúvida. Tem no papel de Sherlock Benedict Cumberbatch e Martin Freeman como John Watson. Apesar de cada temporada ter apenas três episódios, a série criou uma super legião de fãs que agora aguardam ansiosamente 2016, quando Steven Mofatt (também roteirista de Doctor Who) disse que a quarta temporada sairia.
-As Aventuras de Sherlock Holmes é uma série britânica de 1984 que tem Jeremy Brett como o detetive com seu cachimbo e lupa, numa série de 13 episódios considerada por muitos fãs uma das melhores adaptações para fora dos livros. Tem até o primeiro episódio no Youtube. http://www.youtube.com/watch?v=LXteeoEk3ME
Cinema
-O Enigma da Pirâmide, 1985, contou ainda na produção com Steven Spielberg (na época que ainda era O cara), mostra um Sherlock e um Watson mais jovens, quando ainda estão numa escola em 1870. A narrativa, atuações e os efeitos especiais são ótimos, além de ter um toque de aventura do Spielberg. Quem quiser ver, tá no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=wmPuBHrxgx0
-Sherlock Holmes e Sherlock Holmes - O jogo das Sombras, os dois filmes tem Sherlock Holmes como Robert Downey Jr. e Jude Law como Dr. Watson e outros bons atores famosos. Os dois filmes adaptam vários livros em uma única história, o primeiro pecou e decepcionou, já o segundo foi uma maravilha, e contou ainda com o Professor Moriarty. O segundo é muito recomendável.
-The Hound of the Baskervilles, de 1939, é o primeiro filme com Basil Rathbone como Sherlock e Nigel Bruce como Watson. Para entender a importância desse marco, esse filme americano foi o primeiro de muitos que teve Basil Rathbone nesse papel, e Basil é considerado por muitos o melhor ator que interpretou Sherlock no cinema em mais de 200 adaptações para filmes no mundo todo ao longo dos anos.
-Sherlock Holmes Baffled, lançado em 1903, a primeira adaptação cinematográfica de Sherlock. O filme é em preto e branco e mudo, claro. Tem duração de 30 segundos, e por muito ficou perdido até ser redescoberto em 1968. Até hoje não se sabe quem são os atores.
Livro/quadrinhos
-Sherlock Holmes em hq, é isso mesmo, para dar continuidade, a empresa que detém o negócio de Sherlock Holmes fez histórias em quadrinhos, com as histórias adaptadas por Vincent Goodwin e ilustradas por Ben Dunn, que começa com A Casa Vazia, após a "morte de Sherlock". Os quadrinhos já foram lançados no Brasil.
-O Jovem Sherlock Holmes é uma série de cinco livros escritos por Andrew Lane e retrata um Sherlock mais jovem do que nunca, com quatorze anos. O autor inclusive já trabalhou com Doctor Who e James Bond. Esses livros trazem para os leitores infanto-juvenis, um detetive adaptado para eles.
-O Xangô de Baker Street, escrito pelo famoso apresentador brasileiro Jô Soares, mostra um Sherlock que vem investigar um sumiço de um Stradivarius aqui no Brasil colonial, mostrando o detetive conhecendo a cultura local, aproveitando as coisas boas daqui e Watson inventando a caipirinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário