sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Adaptações de Sherlock Holmes

Sherlock Holmes é uma referência em super detetive, mas muitos anos após Arthur Conan Doyle escrever os livros das grandes investigações de Sherlock e seu colega Dr. Watson, Sherlock serve de fonte para roteiristas e escritores atuais. Para entender melhor, veja a lista abaixo.

TV
-Sherlock Holmes (Russia 1) é uma série gravada em São Petersburgo, mas a história ainda se passa em Londres. Uma adaptação que não pega nenhum dos contos originais, apenas os personagens. Estreou em novembro de 2013 e admito, não faço ideia se é boa ou não já que não assisti.
-Elementary (CBS), estrou em 2012 e conta um Sherlock contemporâneo e que se mudou de Londres para Nova York. A série passa no Brasil pelo Universal Channel. Como se não bastasse os episódios se passarem nos EUA, Watson é uma mulher, que acompanha Sherlock para que ele não tenha uma recaída para as drogas (o que o fez sair da Scotland Yard). Muito boa.
-Sherlock (BBC) é a melhor das adaptações, sem dúvida. Tem no papel de Sherlock Benedict Cumberbatch e Martin Freeman como John Watson. Apesar de cada temporada ter apenas três episódios, a série criou uma super legião de fãs que agora aguardam ansiosamente 2016, quando Steven Mofatt (também roteirista de Doctor Who) disse que a quarta temporada sairia.
-As Aventuras de Sherlock Holmes é uma série britânica de 1984 que tem Jeremy Brett como o detetive com seu cachimbo e lupa, numa série de 13 episódios considerada por muitos fãs uma das melhores adaptações para fora dos livros. Tem até o primeiro episódio no Youtube. http://www.youtube.com/watch?v=LXteeoEk3ME
Sherlock Holmes Шерлок Холмс.jpg

Cinema
-O Enigma da Pirâmide, 1985, contou ainda na produção com Steven Spielberg (na época que ainda era O cara), mostra um Sherlock e um Watson mais jovens, quando ainda estão numa escola em 1870. A narrativa, atuações e os efeitos especiais são ótimos, além de ter um toque de aventura do Spielberg. Quem quiser ver, tá no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=wmPuBHrxgx0
-Sherlock Holmes e Sherlock Holmes - O jogo das Sombras, os dois filmes tem Sherlock Holmes como Robert Downey Jr. e Jude Law como Dr. Watson e outros bons atores famosos. Os dois filmes adaptam vários livros em uma única história, o primeiro pecou e decepcionou, já o segundo foi uma maravilha, e contou ainda com o Professor Moriarty. O segundo é muito recomendável.
-The Hound of  the Baskervilles, de 1939, é o primeiro filme com Basil Rathbone como Sherlock e Nigel Bruce como Watson. Para entender a importância desse marco, esse filme americano foi o primeiro de muitos que teve Basil Rathbone nesse papel, e Basil é considerado por muitos o melhor ator que interpretou Sherlock no cinema em mais de 200 adaptações para filmes no mundo todo ao longo dos anos.
-Sherlock Holmes Baffled, lançado em 1903, a primeira adaptação cinematográfica de Sherlock. O filme é em preto e branco e mudo, claro. Tem duração de 30 segundos, e por muito ficou perdido até ser redescoberto em 1968. Até hoje não se sabe quem são os atores.


Livro/quadrinhos
-Sherlock Holmes em hq, é isso mesmo, para dar continuidade, a empresa que detém o negócio de Sherlock Holmes fez histórias em quadrinhos, com as histórias adaptadas por Vincent Goodwin e ilustradas por Ben Dunn, que começa com A Casa Vazia, após a "morte de Sherlock". Os quadrinhos já foram lançados no Brasil.
-O Jovem Sherlock Holmes é uma série de cinco livros escritos por Andrew Lane e retrata um Sherlock mais jovem do que nunca, com quatorze anos. O autor inclusive já trabalhou com Doctor Who e James Bond. Esses livros trazem para os leitores infanto-juvenis, um detetive adaptado para eles.
-O Xangô de Baker Street, escrito pelo famoso apresentador brasileiro Jô Soares, mostra um Sherlock que vem investigar um sumiço de um Stradivarius aqui no Brasil colonial, mostrando o detetive conhecendo a cultura local, aproveitando as coisas boas daqui e Watson inventando a caipirinha.
A Casa Vazia - Sherlock Holmes - Col. Hq - Sherlock HolmesO Jovem Sherlock Holmes - Nuvem da Morte O Xangô de Baker Street

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Dinastias da China: Começo e Fim pt 1

Um texto breve sobre as dinastias que governaram a China, como pode ver, haverá uma continuação, senão o post ficaria muito longo. Também falo que logo terá a conclusão de Povos da Sibéria e Povos do Japão.

Dinastia Xia (2100 a.C - 1600 a.C)
Primeira dinastia da China que se tem registro e comprovação através de documentos e arqueologia.
Foi o período em que a China saiu do neolítico e passou a ter civilizações urbanas. Também foram aprimoradas a tecnologia agrícola do país.
Houve 17 reis, o primeiro foi Yu, chamado de O Grande. O ultimo foi Jie, um rei corrupto, tirano e opressor foi deposto, dando fim a dinastia Xia e iniciando a dinastia Shang.

Dinastia Shang (1600 a.C - 1046 a.C)
Os Shang já eram poderosos antes da queda dos Xia. Em seu governo, os Shang mostraram incrível organização e uma sociedade estratificada. Foi nesse período que o que conhecemos hoje como China começou a se expandir, graças a sua alta tecnologia para a época e criaram centros políticos modernos e religiosos.
Quem depôs Jie e começou a dinastia Shang foi Tang, o Vitorioso, terminando a dinastia com Dixin, um tirano. No total foram 30 reis. Com a queda dos Sahng graças a erros de Dixin, o pretexto de semi-divinos que eles tinham para governar passou para uma família nobre e poderosa que andou lado a lado com eles.

Dinastia Zhou (1046 a.C - 771 a.C)
Apesar da ascensão dos Zhou com a queda da dinastia Shang, o território da China hoje estava dividido entre povos que escolhiam líderes diferentes, ou eram só bárbaros.
A fundação da dinastia Zhou foi feita pela família Ji, mas logo a família se viu dividida entre o poder de certas regiões.
Ao todo foram 39 reis, se contamos como único os períodos Zhou Oriental e Zhou Ocidental. O ultimo rei da dinastia Zhou Oriental foi Huiwang e da Ocidental (anterior a Oriental) foi Youwang. A família Ji com essa fragmentação do reino nem mais era vista como líder simbólica, o que acabou com a dinastia e se iniciou o período Primaveras e Outonos e de Reinos Combatentes.

Dinastia Qin (221 a.C - 206 a.C)
Teve inicio com o rei Zheng, um jovem que em campanhas militares e violência (embora aja defensores de que foi mais burocracia do que sangue) conseguiu reunificar a China e tomou para ser o título de Shi Huangdi (Primeiro Imperador).
Mandou iniciarem a construção da Grande Muralha da China contra os mongóis e obcecado pela imortalidade mandou muitos buscarem um elixir. Shi Huangdi mandou queimarem registros das dinastias anteriores e mandou a construção de seu tumulo, com os guerreiros de terracota.
Essa dinastia, apesar da importância, teve só 1 rei basicamente. O filho de Zheng foi assassinado por seu irmão mais novo, que foi assassinado por um de seus ministros, que foi morto, assim como o rei ou ministro posterior e, nesse caos político, os nobres agiram e um deles Lui Bang, deu fim ao governo Qin e se declarou rei, dando inicio a dinastia Han.

Dinastia Han (206 a.C - 220 d.C)
Houve evolução no comércio interno, agricultura e artesanato, além do aumento da população para 55 milhões e possuía um sistema militar impressionante. Isso se estendeu deste o inicio, com a dinastia Han Ocidental. Teve então a dinastia Xin, mas logo a dinastia Han era dominante, agora como Han Oriental. Mas após sucessivos ataques de mongóis e povos das estepes, e com revoltas internas da nobreza, a dinastia Han caiu e a China foi dividida em 3 reinos. Houve 30 reis (incluindo Ocidental e Oriental) o primeiro foi Liu Bang e o ultimo foi Liu Xie.

Dinastia Xin (9- 23)
Wang Mang aporveitou a morte do imperador de sua família (Liu) e declarou-se rei e uma nova dinastia, mas apesar de sábio, não foi um bom governante, sendo morto num cerco. Só teve 1 rei e dividiu a dinastia Han em duas, Ocidental e Oriental.

Dinastia Jin (265 - 420)
Wu de Jin conseguiu por um tempo uma unidade chinesa, e originou a dinastia Jin. Porém, o governo de Jin teve sempre que se mudar por causa das invasões de povos nômades e cada vez mais suas unidades políticas e militares eram diminuídas, até que Gong Di, o ultimo imperador da dinastia Jin, abdicou por disputas políticas e o trono ficou com Liu Yu. Foram no total 16 reis.


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Circo Mecânico Tresaulti- Crítica

O Circo Mecânico...O livro O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine, com ilustrações de Wesley Rodrigues, é uma história que atrai a atenção do leitor. O livro convida a isso, na capa um homem com asas mecânicas e sem cabeça tira o chapéu para você e com o livro vem ainda de graça um ingresso para o show. Não tem como recusar entrar nesse mundo.
Primeiro o que me fez querer ler foi a curiosidade, personagens com ossos de metal, pulmões de ferro, um homem mais máquina do que homem, todos eram interessantes, até mesmo aqueles que não tinham nada de mecânico, alguns por escolha.
Mas depois disso os olhos não saem das páginas por causa da beleza que vem a nossa imaginação ao lermos cada ação, cada número, cada apresentação desse circo. As ilustrações combinam bem com o livro, apesar de não serem "a maravilha", ajudam na atmosfera que o livo que dá de beleza e mistério, além de trevas e nos auxilia a pensar, pois imaginarmos sozinhos tudo do livro seria difícil demais.Detalhes e beleza demais.
Estou usando a palavra beleza em excesso? Pois é isso que o livro tem saindo de seus parágrafos.
No início não vemos uma linha de tempo definida, o que no final vermos como isso é engraçado, devido ao fato de como o tempo é tratado no circo. Mas então vemos as origens dos personagens e finalmente, a linha cronológica da coisa em que está acontecendo no momento.
Muito bem recomendável.

Membros do Patrulha Nick Atualmente

Como andam hoje os integrantes do Patrulha Nick, o programa de auditório feito pela Nick BR que foi ao ar em 2001 até o seu cancelamento em 2006? Aqui abaixo estão eles e como estão hoje:

-Mariana Molina, hoje com 24 anos, uma das mais bem sucedidas de carreira, Molina começou cedo com 9 anos, e entre comerciais e a trabalhar de modelo. Em 2001 esteve na novela Piranha Sonhadora e no ano seguinte conseguiu se tornar parte do Patrulha Nick em um concurso. Depois disso, em 2009 fez Malhação ID, no ano seguinte Vendemos Cadeira, em 2011 fez Natália e em 2012 este em Amor Eterno Amor. Além de atriz também é modelo. E parece que namorou ou namora o cantor Luan Santana.





-Gabriela França, hoje com 23 anos, começou sua carreira de apresentadora no Patrulha Nick mesmo e depois disso foi para TV Cultura (que recentemente foi eleita a 2º emissora com a melhor grade de programação) onde fez Pé na Rua (do qual ainda faz parte), Programa Novo e Login. Depois em 2011, na Play TV fez Vale 10/Vale 20, Ponto Pop 10, Timeline e em 2013 voltou a TV Cultura onde apresentou Quem Sabe, sabe!. Como atriz, fez Yasmin.



Dinho Marciano-Dinho Marciano, hoje com 28 anos, continuou a apresentar na Nikelodeon mesmo após o fechamento de Patrulha Nick, dessa vez apresentando o programa Nickers. Depois que Nickers acabou, Dinho Marciano deslanchou de vez para a carreira musical, fazendo parte de bandas de rock, ele já cantava na infância. Ele foi baixista da Velocette e da 35mls e atualmente é vocalista da banda K-marot.







Kleber Augusto (Jacarezinho)-Jacarezinho/Kleber Ramos, hoje com 20 anos, apresentou-se quando ainda era novinho. Fez parte do grupo Mulekada. Nesse grupo onde dançava, recebeu esse apelido por imitar muito bem Jacaré, do grupo É o Tchan. Ele fez Detonando na TV da NGT-SP e aos 9 anos virou apresentador do Patrulha Nick, depois de vencer um concurso. Ele fez faculdade de artes cerâmicas, atuou no teatro e em musicais e fez a novela Sangue Bom da Globo.





-Lucas Lopez Weishaupt, hoje com 26 anos, depois do programa Patrulha Nick acabar em 2008, não voltou a TV. Fez vários comerciais, entre as marcas, Visa e CNA. Não achei muitas informações sobre ele na net não.