quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Blogueiro, uma profissão de Risco

Acha que todo o blogueiro é um cara meio esquisito que só fica atrás de uma tela comendo porcaria enquanto posta alguma coisa inútil? Caso não saiba, muitos blogueiros ao redor do mundo, correm perigo.
Eu? Blogueiro correndo perigo? Provavelmente não, não sou filiado a nada nem sou muito de tomar partido. Muito menos me meto com assuntos polêmicos que possam irritar. Mas estes abaixo são. Através de uma das maravilhas do mundo que praticamente faz parte de nós, da qual muitos não podem viver sem, a internet, esses blogueiros conquistaram fãs e seguidores, mas também invocaram a ira de outros e de suas respectivas autoridades. O poder de um blog.

Zhu Ruifeng
Muitos ativistas chineses são caçados por suas criticas ao governo, seja pelo comunismo, quebra dos direitos humanos e de corrupção. Um dos mais famosos, quase uma celebridade pop, é Zhu Ruifeng, autoproclamado jornalista, ex-operário, de formação até o ensino médio.
Tudo começou ao publicar um vídeo de uma jovem de 18 anos tendo um ato de amor com uma autoridade de 57 anos. O cara aí, safadinho, perdeu o cargo que tinha. Zhu ganhou 1 milhão de seguidores, e muitas ameaças dos poderosos, que Zhu garantiu que muitos desapareceriam da elite da mesma forma. Além de muitos cidadãos chineses, ele tem apoio de vários jornalistas estrangeiros. Zhu Ruifeng ainda é um cara de personalidade forte, dizendo estar numa guerra e que as autoridades ficam brancas diante dele. De 100 autoridades corruptas por ele denunciadas, 1/3 já foi presa ou se deu mal.
Ele também é inimigo de outros jornalistas chineses, que o acusam de fazer isso como auto-propaganda, já que não é jornalista de verdade, não tem diploma e que suas fontes, mantidas em segredo por Zhu, são questionáveis.Vale ressaltar que já foi quase preso umas vezes e segundo ele, já apanhou também.

Yoani Sánchez
Formada em filologia pela universidade de Havana, Cuba, conquistou fãs no mundo todo e reconhecimento por suas criticas aos governos de Fidel e Raúl Castro. Tudo começou em 2007, com o blog Geração Y, com ajuda da revista cubana Consenso. A coisa esquentou ao enviar cartas com perguntas sobre como superar a relação não muito boa entre EUA e Cuba, para os presidentes Barack Obama e Raúl Castro, que enviaram suas respostas (o Wikileaks postou um documento que diz que não foi Obama que escreveu as respostas).
Em 2008, milhares de jornalistas do mundo todo conheciam e difundiam o blog de Yoani, e então o governo cubano bloqueou o Geração Y, o que obrigou Yoani a se tornar a blogueira cega, enviando suas publicações através de e-mail ou telefone para pessoas fora de Cuba que continuaram assim atualizando o blog, que foi liberado no mesmo ano. Em 2009, já bem perseguida e vigiada pelo governo, ela foi usando peruca loira para um evento com debate, no qual grande parte dos blogueiros críticos ao governo cubano foram barrados, sendo que a entrada era livre. Na vez de falar, Yoani tirou a peruca e criticou a barrada. Assim como Zhu, ela diz que agentes já a agrediram, mas não tem provas concretas disso.
Defensora da liberdade de expressão e da liberação para que cubanos possam sair de Cuba mais facilmente, muitos blogueiros cubanos fieis ao governo atual acusam Yoani de ajudar os EUA e a CIA contra Cuba, chamando-a de mercenária.

Ruy Salgado
O México é um dos países com um dos governos mais corruptos do mundo. Claro que teria quem criticasse isso, entre eles está o blogueiro Ruy Salgado, mais conhecido como El 5anto, cujo blog é o El 5antuario. Ele anunciou no fim de 2012 que deixaria o blog de lado por ameaças contra ele e sua família e que também uma das principais razões para isso é que no país vive um narco-estado falido .
Ele anunciou o fim alguns dias depois que voltou a aparecer. Segundo colaboradores do El 5antuario, organizações não governamentais e outras instituições declararem seu desaparecimento. Parece que Ruy Salgado (que não é seu nome verdadeiro, usado para manter-lo seguro) já recebia ameaças por suas críticas ao governo e aos partidos locais.





Hamza Kashgari
Da Arábia Saudita, Hamza Kashgari é um jornalista e colunista, já apoiava as manifestações pró-democráticas, mas nem por isso tinha problemas com o governo. Até 2012, ao fazer publicações no Twitter em que imaginadamente conversava com o profeta Maomé, uma blasfêmia islâmica. Hamza então buscou asilo político na Nova Zelândia, mas foi preso no caminho na Malásia e a justiça local decidiu atender os pedidos dos árabes e Hamza essa semana voltou para a Arábia Saudita. Ele pede desculpa a Deus e a todos por ter publicado tudo isso. Centenas pedem sua cabeça.
O blogueiro corria sério risco de ser executado, mas dessa vez deu sorte. Por pressão de ongs de direitos humanos, o governo libertou Hamza, segundo um defensor dos direitos humanos na Arábia Saudita. Mas vale lembrar que é até comum que pessoas sejam executados por mexerem com o profeta Maomé.


Alexei Navalny
O governo russo é considerado um dos mais corruptos do mundo, especialmente com Vladimir Putin no poder, porém o Kremlin tem um grande oponente, o blogueiro opositor Alexei Navalny. Protestos na Rússia começaram em 2011 na cidade de Moscou e muitos vem Navalny como o líder deles e o mais determinado da oposição liberal. Alexei sempre chamou de absurdos o que corre de sujo no governo russo. Porém, Alexei, junto com seu irmão Oleg, foram acusados de fraude e jugados na pequena cidade russa. Alexei pegou cinco anos de prisão, mas foi libertado e pegará apenas condicional.
Quanto ao processo, muito se fala de que houve fraude nas eleições para o veredito. A libertação provavelmente foi feita em meio a um dilema das autoridades que provavelmente a fizeram para que Alexei não virasse um "Mandela russo".
O opositor promete recorrer para ser totalmente liberado, assim como seu irmão. Ele ainda se mantem firme como fez nos protestos para que o presidente Putin e toda a corrupção na Rússia caia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário