sexta-feira, 12 de julho de 2013

Espionagem dos EUA

Nós sempre assistimos filmes norte-americanos mostrando uma agencia secreta, com seus espiões e agentes secretos, que batalham para salvar ou o mundo ou os Estados Unidos, e que as vezes dentro da organização há um espião estrangeiro que rouba informações do governo para seu país de origem. Mas, na vida real vemos que os papeis aparentemente estão invertidos.

Já havia boatos e tal de que os americanos espionavam através das redes sociais, internet e outros meios, mas agora a coisa ficou séria após Edward Snowden revelou dados da CIA de que os EUA coletavam informações pessoais de milhares de pessoas no mundo e com uma vasta rede na América Latina.



De acordo com o jornal The Guardian, as empresas da Microsoft, Outlook, Hotmail, SkyDrive e Skype ajudaram o governo dos Estados Unidos a coletar informações de seus milhões de usuários no mundo, principalmente a de Bill Gates. A Microsoft no entanto diz que só cede informações com ordem judicial.

O Mercosul, liderado pelo Brasil (onde nossos senadores pedem uma CPI contra a espionagem EUA), com forte apoio de Colômbia, Chile e Venezuela, vão fazer uma ação contra a espionagem dos EUA que teriam violado o acordo dos direitos humanos e outros marcos jurídicos. A América Latina foi alvo assim dos EUA deste o final da 2º Guerra, quando praticamente disse pros militares de cada país da época tomarem o governo caso o país parecesse estar ficando socialista no que resultou em duras ditaduras que só a pouco acabaram.


O mundo todo está se preparando contra isso, o México também exigi explicações dos Estados Unidos, organizações dos direitos humanos da França também, a Rússia abandonou os computadores e voltou a usar máquinas de escrever e a ministra da Venezuela apelou para os cidadãos cancelarem suas contas no Facebook (existe a história de que o Face vende informações dos usuários para o governo americano). O NSA e a Cia teriam bases nas capitais latinas, incluindo Cidade do Panamá. Como a presidente da Argentina disse "dá arrepios saber que estamos sendo espionados".

Snowden também mostrou dados que mostram que os Estados Unidos junto com a espionagem de Israel desenvolveram um vírus para sabotar o programa nuclear do Irã que os israelenses dizem ser para fazer uma bomba A. Haveria uma base principal da espionagem na América do Sul, em Brasília, e que o Brasil seria o maior alvo pela presidente Dilma (que já foi terrorista) e pela internet, por sermos um dos povos que mais passa horas na net. China e Hong Kong também seriam alvos também, além da Alemanha.

Os Estados Unidos da América alegam não haver bases no Brasil ou em qualquer outra parte, nem que violaram leis, nem que conseguiram informações com as redes sociais, pedem também para que Snowden volte para a América onde possa ser julgado e avisa do mal que pode ter para os países que lhe derem asilo político, principalmente Rússia, Hong Kong e Venezuela e defendem o programa de espionagem e vão esclarecer tudo com a América Latina e a Europa.

Um conselho, não sei se tudo isso é verdade ou não, mas por favor, não mostrem tudo de suas vidas na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário