Kazuyoshi Miura, ou Kazu, nasceu e se formou no Japão e deixou o país em 1982 pra fazer testes na base do Juventus (de São Paulo). Se tornou jogador profissional com 18 anos em 1986 e firmou um contrato amador com o Moleque Travesso. Kazu então jogou no Santos se tornando o primeiro jogador japonês a jogar no Brasil, no mesmo ano foi emprestado ao Palmeiras. O Palmeiras fazia na época uma turnê de amistosos no Japão e ainda no mesmo ano continuou no Brasil, só que no Matsubara.
Kazu já chamava as manchetes deste o Santos e voltou aos jornais ao virar o primeiro asiático a jogar no nordeste, o CRB de Alagoas. Jogou também no XV de Jaú (onde marcou seu 1º gol profissional) e no Coritiba (conquistando seu primeiro título, o estadual de 1989). Voltou ao Santos em 1990 e então deixou o Brasil e foi pro Japão jogar no Yomiuri e pouco depois virou o Verdy Kawasaki(hoje, o Tokyo Verdy) em 90 estreou na seleção japonesa. Em 92 marcou seu primeiro gol pelo Japão e conquistou seu primeiro título na seleção japonesa, a Copa da Asia de 1992.
Em 1993, o Japão comandado por Kazu quase se classificou pra Copa, mas foi eliminado. Depois marcou 8 gols contra Macau e 2 contra o Nepal. Inexplicavelmente, Kazu foi cortado da lista dos convocados e o Japão inteiro se revoltou pelo ídolo ser excluído e ele ganhou o prêmio de melhor jogador do campeonato japonês de 93.
Jogou ainda pelo Genoa da Itália em 94, jogou no Croatia Zagreb da Croácia; Kyoto Purple Sanga do Japão; Vissel Kobe do Japão e em 2005 foi pro Yokohama FC do Japão onde mais atuou (uns 150 jogos) foi emprestado ao Sidney FC da Austrália pra jogar um Mundial de 2005 e depois voltou pro Yokohama.
Com 33 anos, fez sua despedida da seleção marcando gol contra Brunei e a Jamaica e fez 56 gols, o maior artilheiro da seleção japonesa (um a mais que Kunishige Kamamoto, ídolo em 60 e 70). Foi também homenageado num game, sendo um dos melhores atacantes do jogo.Em 98, voltou a seleção e graças a ele o Japão se classificou pela primeira vez na Copa do Mundo.
Atualmente joga no Yokohama (na segunda divisão) e é considerado um dos se não o melhor jogador da história do Japão. Ele também é um dos mais famosos japoneses que atuou no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário