Muitas coisas geraram a Primeira Guerra Mundial. Conflitos, pressão politica, o negocio é tão complicado que especialistas discutem isso deste o inicio da guerra em 1914, mas então veio a gota d'água. O assassinato em Sarajevo do Arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando. O assassino foi o sérvio nacionalista Gavrillo Princip.
Depois do assassinato, o Império Austro-húngaro, apoiado pelo Império Alemão, enviou um ultimato a Sérvia. A Sérvia negou o ultimato e o Império Austro-Húngaro declarou guerra a esse país em 28 de julho. O Império Russo então mandou tropas para apoiar a Sérvia. Depois, o Império Alemão declarou guerra ao Império Russo e à França. Luxemburgo e Bélgica foram dominados pelos alemães o que gerou a declaração de guerra ao Império Alemão da parte da Inglaterra.
Apesar desse assassinato ao Arquiduque ter sido o primeiro dominó derrubado dessa fileira, as principais razões para acontecer esse conflito foram: Imperialismo, disputas, alianças, governos não-unificados, má comunicação diplomática, movimentos Utra-nacionalistas, etc.
Ficha da Primeira Guerra Mundial:
Tríplice Entente: Potências Centrais:
-Sérvia -Império Austro-Húngaro
-Império Russo -Império Alemão
-França -Terceiro Império Búlgaro
-Império Britânico -Império Otomano
-Portugal
-Reino da Itália
-EUA
-Brasil
-Império do Japão
-Reino da Grécia
Quem se deu mal:
Depois da guerra, o Império Austro-Húngaro, se dividiram e viraram Áustria e Hungria, mas sem o mesmo grande território que ocupavam antes. O Impéiro Otomano virou a Turquia. O Império Alemão virou a Alemanha e quase todos os "castigos" aos perdedores eram contra a Alemanha (coisa que ajudou Hitler a tomar o poder e o inicio da 2º Guerra). O Império Russo ganhou a guerra, mas ficou bastante empobrecida e virou a União Soviética.
Quem se deu bem:
Toda a Tríplice Entente (menos o Império Russo).
Mapas no inicio da Primeira Guerra e depois dela (Só da Europa, porque as maiores modificações foram lá):
Nenhum comentário:
Postar um comentário