quarta-feira, 22 de julho de 2015

Desenhos Da Nickelodeon Que Marcaram a Infância

Tá bom. Foram os desenhos que marcaram a minha infância. Vou falar porque, e tenho certeza de que muita gente vai gostar porque vai se lembrar daqueles desenhos que assistia quando criança e adora. Ultimamente eu tenho preconceito de assistir desenho e prefiro live-action, mas depois dos posts que eu vi do Amer (do Blog do Amer, claro) eu percebi que eu poderia estar deixando passar coisas muito boas. Fora que as comédias de hoje em dia a maioria é um porre.
Quem acompanha o canal sabe que sou fã da Nick. Dois dos posts mais populares do blog inclusive são sobre algo da Nick, o Membros do Patrulha Nick Atualmente e o Pq Manual de Sobrevivência Escolar do Ned Era Bom. Tem também o Nicktoons Perseguidos. Bom, aproveitem o relato do meu gosto por desenhos. E vou falar de desenhos, não de séries, já aviso logo de antemão.

Desde pequeno, o canal que eu mais tenho lembrança é a Nick. Minha mãe fala que antes eu assistia Discovery Kid, mas sinceramente não me lembro de nada deles, então ignoro essa parte da minha vida. Na Nick eu via muitos desenhos legais. Eu achava que o pessoal não gostava porque não tinham ação, nem nada disso, mas encantava muita gente, como era o caso de Hey Arnold, Ginger, Rugrats, Rocket Power e Doug (todos muito adorados por adultos na época inclusive). Eram desenhos que tratavam da realidade e dos problemas reais das pessoas. A Nickelodeon era boa nisso e também abordava isso nos primeiros seriados para adolescentes que eles fizeram... Depois virou palhaçada em que as últimas coisas boas foram Manual de Sobrevivência Escolar do Ned e Drake e Josh. Resto pra mim é ladeira abaixo que eu tive que engolir.
Resultado de imagem para hey arnoldResultado de imagem para ginger desenhoResultado de imagem para doug
E mais. Eu sou desenhista. Eu desenho até que bem. E eu gostava de desenhar as personagens e as casas deles. Acho que devo a Nick esse meu talento. Especialmente ao Invasor Zim, cujos trajos eu vejo nos meus até hoje a inspiração e contribuição que tiveram, por isso também que eu respeito muito o criador Jhonen Vasquez. O desenho era muito louco, eu não entendia metade das coisas, mas adorava o fato do Zim ser o anti-herói ou o vilão. E revi agora que estou mais velho e ri muito com as piadas que não entendi na época.
Resultado de imagem para invasor zimResultado de imagem para bob esponjaResultado de imagem para rocket power
Outro que também ia nessa viber de só quem é mais velho entender a piada era A Vida Moderna de Rocko. Os animais eram muito engraçados. O Vacão então era genial. Não tanto quanto Bob Esponja, claro. Esse é sem dúvida o desenho mais louco que existe e faz por merecer o tempo que está no ar com novos episódios.
Outros desenhos eram sem graça para mim. Tipo Ren e Stimpy. Castores Pirados eu também percebi que eu não curtia muito não, nem CatDog ou AAAAH! Monstros. Sério, o título dele se escreve assim, maiúsculo.
Mas desenhos da Nick que me pegaram mesmo foram os já citados Doug e Hey Arnold, além de Os Thronberrys. Mano, desenho muito animal (olha o trocadilho) a Elisa sempre foi uma das minhas personagens favoritas, fora que os filmes tanto solo quando com os Rugrats foram massa. Jimmy Neutron eu sei que é quase a mesma ideia de O Laboratório de Dexter, mas não deixava de ser legal. Era o único desenho computadorizado e as invenções e encrencas em que ele se metia eram demais, fora os amigos Caio e Sheen, pra mostrar que perto desses dois qualquer um é gênio.
Resultado de imagem para jimmy neutronResultado de imagem para os thornberrysResultado de imagem para onde está carmen sandiego
Outro desenho que eu gostava no mundo era Onde Está Carmen SanDiego? A dupla de detetives no jogo de computador era muito legal de se acompanhar. Que mulher ladra difícil de prender. O pessoal do Omelete têm razão, daria um bom filme.
E hoje sinto saudade dos desenhos à mão no cinema. Pixar, te amo, mas a culpa é sua disso.
Os desenhos que vieram depois desses na Nick eu gostei da maioria. Se eu não falar de algum é porque eu não achei tão legal. Teve por exemplo Uma Robô Adolescente, que apesar de eu ainda ser criança na época, eu gostava de ver porque era uma robô, com problemas na escola e que era sempre injustiçada por ser robô, sendo que salvou a cidade. Ô mundo injusto. Martin Mystery hoje eu sei que deputou o original, mas assim, só pelo anime francês, era uma das melhores coisas que existia para crianças, com monstros que davam calafrios. Kappa Mikey foi o primeiro anime dos EUA, era pura comédia o negócio, eu ria sem parar. Sou descendente de japoneses, meus pais também, as piadas nunca ofendiam eles, porque eram boas pra valer.
Resultado de imagem para uma robo adolescenteResultado de imagem para martin mysteryResultado de imagem para kappa mikey
Se bem que acho que se Kappa Mikey passasse na Finlândia também seria engraçado do mesmo jeito.
E por falar em anime, foi na Nick que assisti meu primeiro anime. Yu-Gi-Oh. Na época, todo mundo tinha um baralho. Monstros de duelo ficou por um tempo mais jogado do que xadrez, damas, dominó e gogos. Mano, era uma das coisas mais legais do mundo. Depois veio GX e estragou tudo.
Mas um dos que mais me marcou foi Mundo Giz. De novo, eu gosto de desenhar, até hoje, e me identifiquei de cara com o Ruí, um garoto super-talentoso que descobre um mundo feito só de desenhos feitos nos quadros-negros. E que dá para entrar nesse mundo ainda por cima. Como se o criador disso tivesse visto qual era o meu maior sonho que eu nem sabia que tinha e criá-lo na forma de desenho. Ah, saudade, acho chato pouca gente se lembrar desse desenho.
Eu curti até Os Rugrats Crescidos, mas nada que eu faça questão de assistir.
Resultado de imagem para yu-gi-oResultado de imagem para mundo gizResultado de imagem para avatar desenho
E é claro, um dos maiores sucessos deles, Avatar. Avatar é deles. Que O Último Mestre do Ar do Shyamalan o quê. E também sai fora James Cameron (zoeira, também te amo). A ideia era simples, porém brilhante. Dominadores de água, terra, fogo e ar num anime que respeita as culturas orientais. Nossa, meus pais amavam Avatar. Todos os desenhos da Nick tinham algum episódio triste (Arnold, Ginger e até mesmo Uma Robô Adolescente), mas Avatar era constante isso, estava sempre pairando no ar, a morte da mãe do Soka e da Katara, a guerra que já durava mais de cem anos, as invasões dos dominadores de fogo... Muito tocante. Uma das melhores produções que já existiu, sem sombra de dúvida.
Eu comecei a assistir Os Padrinhos Mágicos no Fox Kids. Mas eu respeito a Nick por terem lançado eles e por depois de muito tempo finalmente fazerem novos episódios de um dos desenhos mais amados por adultos e crianças, muito original, criativo e até mesmo educativo. E o icônico Cosmo, até hoje personagem favorito de muita gente.
Também do criador de Padrinhos Mágicos veio Danny Phantom. Ele é um dos super-heróis que eu mais gosto. Meteria no chinelo um monte de gente da Marvel e da DC. Ele é um garoto que se transforma em fantasma e ganha alguns dos super-poderes mais legais que existem. E também tinha uma lista de vilões impecável e o mundo dos fantasmas e sua família de caça-fantasmas era muito legal de ver.
Catscratch era muito insano e engraçado. Três gatos milionários. Todos os episódios eram hilários, especialmente com o mordomo deles. Família X era legalzinho, mas é de se pensar quando a personagem mais interessante é o computador deles.
Resultado de imagem para padrinhos mágicosResultado de imagem para danny phantomResultado de imagem para rugrats
Depois... Pra mim, os desenhos foram perdendo a qualidade e todos de repente se tornaram só de zoeira, sem espaço para outros tipos e estilos, além de uma zoeira que já era repetitiva, enjoativa e sem graça. Como Escola Wayside, The Mighty B, Fanboy e Chum Chum, Planeta Sheen, eu não curti essa onda. Ainda mais porque os melhorzinhos na minha opinião eram os baseados em filmes como O Segredo dos Animais, Os Pinguins de Madagascar, e para mim não eram lá muito criativos. Pode ser que tenha sido por ter batido bem na época que eu virava adolescente, mas eu acho que não, porque a partir daí comecei a assistir mais o Diseny Channel, Getix, Cartoon Network e Disney XD.

Bom, é isso. Este é um post mais pessoal mesmo. Espero que quem leu tenha gostado, tenha gostado dos mesmos desenhos que eu que aí rola uma afinidade bacana e é isso. Depois eu faço dos outros canais infantis e tchau.