segunda-feira, 20 de julho de 2015

Motivos Para Assistir Homem-Formiga

-Referências e Homenagens.
O filme é cheio de referências e homenagens, algumas claras e outras que só os maiores marvetes conhecem. A ideia de introduzir um Hank Pym mais velho ensinando ao Scott Lang como ser o Homem-Formiga é genial. Pois seu personagem seria um cara muito inteligente (Hank), mas o universo do cinema fica supersaturado mais fácil que o dos quadrinhos, por isso ficaria repetitivo mais um herói gênio, já tendo Tony Stark e Bruce Banner. E desse jeito eles ainda exaltam o primeiro Homem-Formiga, que ainda é mostrado como um dos heróis mais antigos (uma boa posição para quem
Resultado de imagem para ant-manMitch Carson, personagem das HQs aparece logo no início do filme, junto com Howard Stark (pai de Tony Stark) e Peggy Carter, que já tem sua própria série na TV. A VistaCorp é referencia ao local onde o Hulk nasceu, Pingo Doce, a bebida que o Stan Lee bebeu e tinha o sangue do Verdão, e até vemos o símbolo dos dez anéis, a organização do vilão Mandarim. E com isso gera a dúvida se existiria um Mandarim além do farsante que vimos em Homem de Ferro 3.
E foi muito acertada a luta entre o Homem-Formiga contra o Jaqueta Amarela, traje que o próprio Hank inventou nos quadrinhos e que também foi um dos alter-egos. E com ele Hank Pym bateu na Vespa. Foi como ver o herói atual enfrentando o lado ruim do passado.


-O Bom Humor
Resultado de imagem para ant-man luis
Assim como em Vingadores 2, o humor está muito presente em Homem-Formiga. O trailer que passava inicialmente algo mais dramático (exceto pela parte do trenzinho), mostrou que eles guardaram as piadas para o filme. E funciona muito bem. Especialmente que o poder desse herói é o mais absurdo de todos e o que as pessoas menos escolheriam (uma armadura robótica? Um soro para virar o super-soldado? Soltar teias e escalar prédios? Bem melhor). E também porque o inimigo que Scott Lang enfrenta é perigoso, mas não tanto quando o Ultron. O Ultron foi bem interpretado, mas na minha visão poderia ter tacado bem mais terror.
E dá mais certo ainda por ser um filme de assalto, bem ao estilo Onze Homens e Um Segredo. E não há problema nenhum em que os ladrões Luis, Kurt e Dave (especialmente Luis) roubem (desculpe o trocadilho) de vez em quando, é bom também para variar um pouco o foco no herói e nas formigas e mostra que mesmo o herói precisa de ajuda para completar a missão.

-Efeitos Especiais.
Resultado de imagem para ant-manBons e realistas como sempre. Mas dessa vez o pessoal teve que se esforçar mais do que o normal, fazer tudo fica maior ao redor de Scott, as formigas precisando ser realistas e interagindo bem, o poder do encolhimento, as lutas, nossa, um pouquinho mais de trabalho, mas o pessoal da Marvel conseguiu de novo.



-Um Herói Que Você Se Identifica
Scott Lang é muito esperto, hackeou a VistaCorp, mas no geral, só o vemos como um cara divorciado, que tem uma filha e é um ladrão. Nada demais. Ele também não tem super-poderes, só o traje, algo que não dá para se dizer do Homem-Aranha. E não é mega-rico como o Tony Stark. E não faz parte dos Vingadores (ainda). Ou seja, um cara que dá para se identificar fácil.

-Uma Rápida Lição
Desde Homem de Ferro 3 que a Marvel começou a botar alguma lição em seus filmes. Nesse que o inimigo pode ser uma coisa inventada e que não se deve levar pelos preconceitos (pena que não salvou o resto do filme e estragou o Mandarim). Em Capitão América 2 há o debate entre paz vs armas e uma crítica ao armamento bélico e intervenção militar dos EUA. Em Vingadores, Era de Ultron, um debate sobre inteligência artificial e também sobre ser humano.
Em Homem Formiga a lição está no uso de uma super arma, no caso, a partícula Pym, tanto que Hank Pym não dá a fórmula nem mesmo para a SHIELD, coisa muito bem pensada se pensar que havia membros da Hydra infiltrados nela.

-Elenco.
Resultado de imagem para homem formiga elencoMichael Douglas é o melhor ator do filme. Sua atuação no filme como o Hank Pym velho está ótima. Sensacional. Paul Rudd, o Homem-Formiga, conhecido pelos filmes de comédia romântica e por ter sido o namorado da Phoebe no Friends arrasa também. Evangeline Lilly de novo mostra que é uma ótima atriz. Corey Stoll faz bem com o vilão limitado que possui. Michael Peña executa bem o seu papel.



-Correu o Risco e Foi Bem
Guardiões da Galáxia era visto por muitos como o filme mais arriscado da Marvel, primeiro porque seus personagens nem eram conhecidos direito por quem lia os quadrinhos. Ou então quem os conhecia não se importava com eles e preferia um filme do Namor. Mas só por isso. Groot é uma árvore sorridente, ok, mas é alienígena, e sempre que algo é alienígena, já estamos mais dispostos a aceitar (como em Doctor Who) e o guaxinim falante, não é a primeira vez que o pessoal vê um animal falante.
Homem Formiga era desconhecido pelo público geral, mesmo sendo mais conhecido entre os leitores de HQ por ter fundado os Vingadores e ter criado o Ultron. E mais. Um poder muito propenso a zombaria. O trailer para esse filme foi muito importante para empolgar o pessoal e criar expectativa. E o filme faz jus ao trailer que, ao contrário de Vingadores 2, não conta a história toda.
Sim. Percebi que Vingadores 2 não foi tão bom quanto pensei na hora.

-Isso Não É Bom Motivo
-O Vilão
A Marvel peca com o vilão. Darren Cross o tempo todo é um cara que vemos como sendo instável, não confiável e até desequilibrado mentalmente. O tempo todo. Não se cria empatia no inicio para lamentarmos sua ida para o lado negro da força depois. Nem temos um medo de verdade dele até ele vestir o traje.

No geral é um ótimo filme para os fãs de histórias em quadrinhos (eu acho, não li, pode ser que não tenham sido lá muito fiéis, embora eu não entenda como dá para ser fiel num negócio que vive tendo universo alternativo, volta no tempo, reivenção, nova geração, etc.), mas é bom. A ação também não é exagerada, até poderia ter tido um pouco mais. Não precisa dos óculos 3-D não. Diversão garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário