sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Versão Brasileira

Séries ou filmes que fazem muito sucesso normalmente acabam por remeter no futuro histórias parecidas. Família Addams e Os Monstros, A Feiticeira e Jeannie é um Gênio, Star Treck e Star Wars, é assim até que surja algo inovador que depois inspirará outras coisas. Mas na lista abaixo só digo uma coisa: tão precisando se inspirar menos. Não tem nada de errado fazer uma referência, usar o mesmo gênero, mas fazer quase que uma mesma coisa com outro nome já é demais, fanfic acaba ficando mais original que isso (tá bom, nem tanto). Olha só:

Caminhos do Coração - Heroes
Eu só assisti Heroes, mas pela sinopse já vi muita coisa parecida. Pessoas que de repente tem superpoderes, uma companhia que está por trás de muitas coisas, inclusive dos poderes de uns, precisam salvar as crianças (só tirou a líder de torcida). Caminhos do Coração é o Heroes brasileiro. E olha que Heroes, apesar de eu achar bem legal, é muito cópia de X-men. Cópia da cópia (especialmente a 4º temporada de Heroes com relação à X-men).


A Feia Mais Bela - Ugly Betty
Primeiro que Ugly Betty é a versão americana da novela colombiana Betty, a Feia. Ou seja, material reciclado duas vezes novamente. A Record fez a novela Bela, a Feia, na mesma época que Ugly Betty estava no auge (como fez com Caminhos do Coração e Heroes). Mas Betty, a Feia, recebeu 20 versões de diferentes países, então não é só um caso brasileiro. E mais recente temos no SBT A Feia Mais Bela. Orra coisa reciclada.


Avenida Brasil - Revenge
Eu não assisti ou assisto nenhum dos dois. Só pesquisei depois que o Felipe Neto falou que o sucesso Avenida Brasil era uma cópia descarada de Revenge. Pesquisei e vi vários elementos semelhantes na trama. Para tanto colocarei aqui a publicação no Yahoo Respostas da usuária Amora Campana e deixarei o link https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130609200843AAJzsYx

O negócio disso foi tanto que para divulgar a nova temporada de Revenge, a Sony ironizou a novela da Globo.

Se Eu Fosse Você
Como já disse antes, se inspirar não tem problema, mas também precisa mostrar algo diferente, não pode se sor uma coisa a mais, uma a menos ou só mudar os personagens. O filme Se Eu Fosse Você por exemplo, já existia um filme estadunidense sobre um casal que troca de corpos, mas o filme de Tony Ramos (Friboi) e Glória Pires só pega a IDEIA, e o desenvolvimento é bem diferente.

Eu também acho importante que produções brasileiras se empenhem em serem boas. Podem se inspirar em qualquer coisa, mas tem que ser boas ao seu modo, como Heroes na 1º e 2º temporada foi. How I Met Your Mother é sobre amigos que vivem juntos em Nova York, lembra muito Friends, mas ambas as séries são bem diferentes e boas. Espero que as novas séries e filmes do Brasil sejam boa, e originais de preferencia. Chega de depender tanto de filmes de Hollywood ou da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário