terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mas Não, Mas Não, o Avião Caiu...

No mundo sempre teremos mortes causadas por acidentes de aviões, no mundo cotidiano, político e até mesmo esportista. Times e atletas já morreram nesses casos, relembrar é sofrido, mas acho que a história sempre deve ser lembrada para não acontecer de novo.

-Seleção da Zâmbia de Futebol
A seleção da Zâmbia em 27 de abril de 1993 viajava em um avião militar com destino a Dacar no Senegal para um jogo de eliminatória para a Copa do Mundo de 1994, mas quando o avião fez uma escala no Gabão, um dos motores do avião pegou fogo, caindo no oceano Atlântico. Todos os 30 passageiros morreram. A seleção da Zâmbia na época era uma das melhores da África. Atualmente, a seleção se recuperou e em 2011 foi campeão da Copa da África. O acidente foi sem dúvida uma das maiores tragédias do futebol. Existe um monumento em homenagem aos jogadores no Gabão. Nenhuma outra seleção sofreu tal perda.
Seleção d...Zambia 19...
-Torino
O clube de futebol da Itália, Torino, é um dos times de maior tradição da bota, com a oitava maior torcida da região, possui uma bonita história. O time da temporada de 1948 havia batido vários recordes de pontos corridos e gols, mas o super time teve uma tragédia em 1949, quando o avião em que estavam voava de volta para Turim depois de um jogo em Portugal com o Benfica, uma chuva forte fez com que o avião batesse no muro da Basílica de Superga, numa montanha. Todo o elenco morreu, menos 1 que não voou por estar machucado. O Torino virou campeão italiano naquele ano, em homenagem aos jogadores brilhantes do time. A base do Torino manteve a tradição viva. Atualmente, em 2012, o Torino que estava rebaixado voltou à elite após 3 anos. O Corinthians fez uma camisa em homenagem ao time que morreu em 2010. O Torino em uma partida com o Pro Vercelli no Brasil em 1914 influenciou a fundação do Palmeiras.

-Manchester United
Em 1958, o famoso e poderoso até hoje time do Manchester United, da Inglaterra, após um jogo na Sérvia voltava para casa em um voo com escala em Munique, Alemanha. Porém, na ocasião o avião demorou para fazer com que o motor funcionasse e na terceira tentativa ele pegou, só que nevava no lugar e a neve na pista fez com que o avião não corresse rápido, não alcançando uma boa altitude, o avião bateu numa cerca e depois numa casa desocupada. Entre as vitimas fatais, oito eram jogadores do Manchester United e o treinador também morreu no acidente. O time mesmo assim continua até hoje como um dos melhores do mundo.

-Alianza Lima
Nas décadas de 1970 e 1980, o clube peruano Alianza Lima era o time, com jogadores jovens, era a base da seleção peruana de futebol, na época atrás só de Brasil, Uruguai e Argentina como a melhor da América do Sul. Mas em 1987, o time voava em um avião fretado da Marinha de Guerra do Peru, porém o trem de pouso não funcionava e o piloto, aparentemente inexperiente, na tentativa de fazer-lo funcionar perdeu o controle e caiu no mar. Só o piloto sobreviveu, todo o time, incluindo dirigentes, árbitros e torcedores morreram. O futebol do Peru nunca se recuperou desse horror. O Alianza Lima nunca pode mostrar do que seria capaz.

-The Strongest
O The Strongest foi convidado em 1969 para um amistoso na cidade de Santa Cruz. O time boliviano nada mais tinha para fazer após o termino do campeonato nacional. Porém, o avião com destino para La Paz, que  tinha a delegação do The Strongest que voltava para o lar, desapareceu. 1 dia depois, descobriu-se que o avião havia colidido contra a montanha La Cancha. Ao todo 78 morreram, 69 passageiros, 9 tripulantes, 16 jogadores e 3 delegantes. Mesmo assim, o The Strongest, como diz o nome em inglês, continuou a ser forte e é forte até hoje, referência do futebol da Bolívia.

-Pakhtakor Tashkent
O clube do Uzbequistão, Pakhtakor Tashkent, fundado em 1956, hoje é um dos maiores times do Uzbequistão, com muitos títulos nacionais do século 21, mas se olhamos para trás, para o ano de 1979, veremos dois aviões russos, chocando um contra o outro em pleno ar. Uma falha do controle aéreo da Rússia (União Soviética na época) foi a causa do acidente. Todos os passageiros a bordo do avião que levava o time morreram. 14 jogadores e 3 membros da comissão técnica. Contando o total de mortes dos dois aviões dá em 178 mortos.

-Green Cross
O time de futebol chileno Green Cross, que não é lá um time de expressão nem hoje nem antigamente, voltava de avião para Santiago depois de jogar o Torneio de Apertura da Copa Chile de 1961, mas com visibilidade ruim, o avião se chocou contra a Serra de Las Animas, na Cordilheira de Linares, causando a morte de todos que estavam no avião. Hoje, o Green Cross é Deportivo Temuco, por causa que após o acidente o time em crise foi para Temuco e por causa da lei de futebol local deve que se unir a uma equipe local. Se separaram vinte anos depois e em 2007 ficou definitivo o nome Deportivo Temuco. O clube da década de 80 pra cá oscila da 1º pra 2º divisão e já esteve na 3º.


Outros times de futebol quase tiveram o mesmo destino: o Leeds United em 1998 quando fez um pouso forçado; o Santos em 1968, da época de Pelé, desembarcou em São Paulo e 3 minutos depois, o avião voou, houve alguma falha e o avião caiu com tripulantes a bordo que morreram; o Corinhtians em 1996 chegou bem perto da morte, quando voltava do Equador, o avião não conseguiu decolar e passou por cima de muros e cerca e até teve um incêndio na parte de fora da aeronave, mas no final tudo deu bem. O aeroporto Mariscal de Sucre onde ocorreu o fato é um dos mais perigosos aeroportos; O Grêmio em 2007 quase foi vítima de um acidente aéreo, a equipe decidiu não pegar um voo por causa do caos aéreo; Caxias do Sul no mesmo ano quase foi vítima também, mas pegou o avião que voaria depois do avião que originalmente pegariam e que acabou por cair.